Últimas Notícias

Com Haddad em Brasília, equipe econômica deve “acelerar” pacote de cortes de gastos nesta semana

O cancelamento da viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Europa nos próximos dias vai dar uma pressão adicional para que a equipe econômica “acelere” a proposta do pacote de cortes de gastos nesta semana, segundo interlocutores do chefe da pasta.

Apesar de se manter cauteloso quanto às medidas e, por vezes, não confirmar o que vem sendo ventilado em bastidores, a expectativa é de que o chefe da equipe econômica comece a dar mais pistas do que está por vir.

O ministro ainda deve apresentar a proposta final de Lula antes dela ser, de fato, confirmada. Nesta segunda-feira (4), Haddad também se encontra com o presidente no Palácio do Planalto, às 9h, e o assunto tende a estar na mesa.

Ainda assim, a notícia de que Haddad vai ficar em Brasília debruçado nas propostas fiscais dividiu economistas ouvidos pela CNN.

Para o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, a decisão de evitar uma viagem internacional em um momento sensível para as contas públicas foi acertada.

À CNN, ele reforçou que, nesse contexto, a presença do ministro da Fazenda ao lado do presidente da República é essencial para discutir medidas que promovam a estabilidade econômica. Para ele, a decisão era esperada e se alinha ao bom-senso, dado o cenário desafiador.

“Desde a Constituição de 88, todas as medidas de ajuste fiscal foram de natureza temporária. À medida que a rigidez piora, demanda medidas que ataquem a causa. Mas nunca há ambiente para isso. Apenas há suspensão de alguns gastos, mas nada definitivo. Acho meritório o trabalho da equipe econômica, as coisas só não avançam nesse sentido estrutural por conta de resistências no PT e no governo. A ausência do ministro nesse momento seria equivocada. O mercado vinha criando esperança.”

Segundo o estrategista-chefe do grupo Laatus, Jefferson Laatus, o cancelamento da viagem foi uma resposta ao “recado do mercado”, mas que isso deve vir com ações concretas para ter o alívio esperado e duradouro.

“O mercado está sedento por informações sobre a questão fiscal. O mercado precisa dessa previsibilidade para fazer preço. Não adianta nada cancelar a viagem sem apresentar nada concreto. Se o pacote fiscal não vier com o rigor esperado e com coerência a longo prazo, a situação pode piorar. O dólar pode até chegar a seis reais”, afirmou.

Porém, o recuo teria vindo tarde demais para José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos.

Em meio a esse cenário de expectativa do mercado pelas medidas de contenção, Camargo aponta para uma “total desconsideração com a economia brasileira” por parte do ministro da Fazenda.

“Quanto ao pacote, melhor esperar para ver o que vai sair. Não estou otimista. Seria necessário algo como controle de gastos sociais ou mudança na política do salário mínimo. Algo realmente forte. Mas, minha avaliação é bem negativa”, pontua o economista-chefe da Genial Investimentos.

Na terça-feira (29), Haddad havia sinalizado que o prazo de envio para as medidas estava em aberto, e que a definição do pacote dependia do aval de Lula.

Sem dar detalhamentos sobre o que está por vir, o ministro voltou a ser questionado no dia seguinte sobre a contenção de gastos, ao que criticou ser uma insistência “boba” do mercado e da imprensa.

Mesmo com o cancelamento da viagem, o mercado segue no escuro e vivendo essa tensão pré-revisão de despesas.

Desse modo, apesar de ter algum alívio com a decisão de Haddad ficar no Brasil, nada muda entre os investidores, que seguem em alerta até “o anúncio de fato do pacote”, segundo Paulo Gala, professor da Fundação Getúlio Vargas e economista-chefe do Banco Master.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado monetário e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será na segunda-feira, dia 4 de novembro de 2024, às 20h30. Não perca!

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com Haddad em Brasília, equipe econômica deve “acelerar” pacote de cortes de gastos nesta semana no site CNN Brasil.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: henriquesales

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo