Últimas Notícias

Dividendos de até 33% ao ano: veja as ações que pagam dividendos acima da Selic

Investir em ações tem ficado cada vez mais complicado. O Ibovespa cai 4,7% no acumulado de 2024 até o fechamento de segunda-feira (11). Já o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) subiu 9,35% no acumulado de 2024, segundo a calculadora de dados da B3 (B3SA3). Investir com foco em valorização dos ativos pode não ser uma boa alternativa, ainda mais no atual ciclo de alta de juros. Por isso, o E-Investidor pediu um levantamento para a Economatica para saber quais são as ações que pagam dividendos acima da Selic de 11,25%.

A alta da taxa de juros impacta diretamente o mercado de ações: entre correr o risco da renda variável para ter um retorno igual ou inferior ao do CDI, ou deixar o dinheiro no CDI hoje sem grandes riscos, o ideal é aportar no CDI. Ainda mais agora que o principal indicador da renda fixa está em um novo ciclo de alta.

Para onde vai a Selic após a ata do Copom?

Segundo o mais recente Boletim Focus, o mercado estima que a Selic deve encerrar 2024 cotada a 11,75%, com alguns analistas estimando a taxa a 12% em janeiro. Ou seja, para entrar na renda variável, o investidor deve buscar ações que pagam dividendos acima da Selic de 11,25% e até ações que remuneram dividendos acima de 12% ao ano.

No entanto, após a publicação da ata do Copom nesta terça-feira (12), algumas casas passaram a enxergar que o ciclo de alta de juros não deve se encerrar nos 12% ao ano e sim na faixa dos 14% ao ano. Essa é a visão defendida pelos analistas da Ativa Investimentos. Segundo Étore Sanchez, economista chefe da Ativa Investimentos, a ausência de definição de ritmo e do fim de ciclo, com as perspectivas inflacionárias em avanço, criou um sinal de que a Selic teria um ritmo de aperto acelerado.

Publicidade

“Aguardávamos maiores esclarecimentos na ata para mudar as estimativas de juros, visto que não foram raras as incongruências relativas entre o comunicado e a ata. Com a publicação de hoje sendo ainda mais rígida do que o texto oficial da semana passada, decidimos alterar nossa expectativa para o fim do ciclo, de 12,00% para 14,00%”, aponta Sanchez.

O tom da ata do Copom foi duro e parte do mercado passa a esperar uma Selic acima do esperado em 2025. Ainda assim, o investidor deve se lembrar de que, mesmo com a Selic nas alturas, seja ela nos atuais 11,25% ao ano, ou nos 12%, ou 14% ao ano, o investidor sempre pode encontrar ações que pagam bons dividendos.

Quais ações pagam dividendos acima da Selic?

Segundo levantamento da Economatica, existem ações listadas na Bolsa de Valores que pagaram até 32,98% do seu valor de mercado em proventos. O rendimento em dividendos (dividend yield) da Syn Prop Tec (SYNE3) é o maior. A companhia paga os 32,98% de proventos em valor de mercado. A segunda colocada é Panatlantica (PATI4), que já pagou 26,82% do preço de sua ação em dividendos nos últimos 12 meses.

A terceira colocada é a Elektro (EKTR4), a companhia paga cerca de 23,72% do seu valor de mercado em dividendos. Outras 16 firmas, algumas delas com ações preferenciais e ordinárias, também fazem parte da lista. A Petrobras (PETR4) paga dividendos acima da Selic, com um depósito de 14,19% para as ações preferenciais e 13,18% para as ações ordinárias.

Outras firmas também estão na lista, a exemplo da Ânima (ANIM3) com pagamento de 17,65% em proventos e CSN Mineração (CMIN3) com o pagamento de 13,26% do preço do papel em dividendos para o investidor. A lista a seguir inclui 16 firmas que pagam dividendos acima da Selic. Ainda assim, o investidor deve se lembrar de que ganhos passados não refletem ganhos futuros.

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bruno Andrade

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo