Sem controle emocional e técnica não se faz gerenciamento de risco no trade
No mercado monetário, onde decisões rápidas podem trazer ganhos ou perdas significativas, pensar estrategicamente é fundamental para mitigar riscos e alcançar resultados consistentes.
“Cada operação (no mercado monetário) deve ser pensada em termos de impacto máximo negativo, e esse princípio orienta tanto suas decisões de investimento quanto outras áreas de sua vida”, afirmou Nelson Lee, que associa os conceitos de previsibilidade e probabilidade à proteção de capital.
Para ele, o erro de muitos traders é priorizar o potencial de lucro sem considerar as perdas possíveis em cenários adversos. “Se você sabe o quanto está disposto a perder e respeita esse limite, você estará preparado para os desafios”, reforçou.
As reflexões de Lee foram discutidas ao lado de Aryane Oliveira e Marcelo Carvalho durante mesa-redonda trader promovida pelo InfoMoney, que colocou em evidência a importância de uma abordagem estruturada e consciente no mercado monetário.
Leia também: Problema no trade não é só emocional, mas falta de técnica
Sinais favoráveis do mercado
Aryane Oliveira limita suas operações a três por dia e apenas executa uma ordem quando os sinais de mercado são favoráveis, um método que ela chama de “trade location”, que combina análise de região com os gatilhos de entrada.
Disciplina e o controle emocional são fundamentais no gerenciamento de risco, segundo ela. Em suas observações no mercado, traders que operam freneticamente, sem uma estratégia clara, correm mais riscos de perdas significativas.
“Meus dias de operação são limitados e tenho regras rígidas. Não se trata apenas de operar, mas de operar com inteligência e paciência”, comenta.
Saiba mais: É preciso aceitar quando perdeu e voltar no dia seguinte, diz trader
Contra incertezas do mercado
Marcelo Carvalho explicou que seu gerenciamento de risco é baseado em um rigoroso controle estatístico, onde cada estratégia é avaliada de acordo com seu histórico de perdas e ganhos.
“O gerenciamento de risco é como um seguro contra as incertezas do mercado”, explicou o trader, destacando que a previsibilidade é essencial para o sucesso no longo prazo.
Destaca-se que tanto Aryane quanto Marcelo e Nelson aplicam gerenciamento de risco de maneira meticulosa, adaptando estratégias ao seu perfil e nível de tolerância a perdas, com o objetivo de manter a sustentabilidade no longo prazo.
Guia da análise técnica:
- O que é uma linha de tendência na análise gráfica?
- O que são médias móveis e como usá-la para estratégia de Trade
- IFR: O que é o índice de força relativa?
- Bandas de Bollinger: como usar e interpretar?
- Como o MACD pode identificar e interpretar tendências do mercado?
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.
The post Sem controle emocional e técnica não se faz gerenciamento de risco no trade appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bruno Nadai