Há sinais de que o governo perde credibilidade, diz Zeina Latif sobre pacote de gastos
O governo federal enfrenta críticas por sua estratégia econômica, com sinais de perda de credibilidade, aponta a economista Zeina Latif, em entrevista ao CNN Money nesta quarta-feira (25).
A sócia-diretora da Gibraltar Consulting analisou o impacto das medidas fiscais que serão anunciadas pelo governo federal nesta noite.
Latif expressou preocupação com o anúncio da isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil, previsto para ser divulgado junto ao pacote de ajuste fiscal.
“Mostra uma certa insensibilidade em relação ao momento que estão os preços de ativos, as expectativas inflacionárias” afirmou a economista.
Embora o efeito fiscal da isenção possa ser limitado, Latif ressalta que o timing da medida é inadequado.
“Para um estado tão deficitário, mesmo que seja uma renúncia que não seja absurdamente elevada, já conta”, explicou, destacando a necessidade de contar “tostões” no atual cenário econômico.
A economista alerta para os riscos inflacionários decorrentes dessas decisões. O câmbio, que já demonstra rigidez para alta, pode pressionar ainda mais a inflação.
“Quando a gente olha a dinâmica da inflação, é nítido ali que tem impacto do câmbio”, observou Latif.
Desafios para o Banco Central
As medidas do governo podem complicar o trabalho do Banco Central na gestão da política monetária, pontou a economista.
Latif argumenta que é “querer demais da política monetária que ela consiga dar conta de tantos riscos vindo da questão fiscal e do próprio estímulo da demanda”.
A especialista conclui que, embora não se trate de um cenário de crise, o quadro macroeconômico brasileiro “podia estar muito melhor”.
Ela enfatiza a necessidade de o governo recuperar a credibilidade fiscal para facilitar o trabalho do Banco Central e promover um ambiente econômico mais estável e propício ao crescimento sustentável.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Há sinais de que o governo perde credibilidade, diz Zeina Latif sobre pacote de gastos no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: afonsobenites