Pix financiado do Nubank (ROXO34) pode estar “saturado”, diz BTG; entenda a visão do banco
O BTG Pactual afirma que os números do Pix financiado do Nubank (ROXO34) podem indicar uma saturação do produto, que tem sido bem-sucedido entre a base de clientes da fintech. A visão do banco é que essa desaceleração pode ter como pano de fundo uma deterioração da capacidade de pagamento de clientes de baixa renda, que formam parte relevante do negócio.
Leia também
No terceiro trimestre deste ano, a quantidade de clientes que financiaram transferências de Pix ou pagamentos de boletos com o Nubank caiu para 14,3 milhões, contra 15,5 milhões no trimestre anterior, de acordo com levantamento do BTG.
“A participação do financiamento de Pix ficou estável pela primeira vez desde o lançamento. Como resultado, tanto os volumes quanto a carteira de crédito que rende juros desaceleraram, o que potencialmente indica que os riscos de inadimplência estão aumentando, ou que o produto (Pix) está atingindo a ‘saturação’”, disse a equipe liderada pelo analista Eduardo Rosman, em relatório enviado a clientes.
Publicidade
O Pix financiado usa o limite do cartão de crédito do cliente. É uma espécie de substituto ao cheque especial, que o Nubank não pode oferecer – a fintech tem licença de instituição de pagamento, e o cheque especial só pode ser ofertado por bancos.
A partir da análise dos números do terceiro trimestre e de relatos da administração, o BTG traça algumas hipóteses para a desaceleração do Pix financiado. A de maior peso é de um aumento dos riscos, que tem como pano de fundo um aumento na inflação de alimentos básicos e de eletricidade, que pesa mais sobre o bolso de famílias de baixa renda, público que forma boa parte da base do Nubank.
Outra hipótese é de que a fintech teria “apertado” os critérios de financiamento de Pix para evitar uma canibalização do próprio cartão de crédito.
O BTG relata que o Nubank monitora a qualidade do crédito do Pix financiado através do “impacto de primeira ordem”, como calotes e inadimplência abaixo de 90 dias, e de “segunda ordem”, como a satisfação dos clientes, o engajamento e qual o potencial de venda de mais produtos a esse cliente, o que determina o quão rentável ele é para a firma.
Publicidade
O BTG tem recomendação neutra para o Nubank (ROXO34), com preço-alvo de US$ 13, 7,3% abaixo do fechamento de terça-feira (26).
* Com informações do Broadcast
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Estadão Conteúdo