Últimas Notícias

Renda fixa: aprenda a investir no Tesouro Selic

Investir no Tesouro Selic é uma das opções para quem deseja aplicar seu dinheiro de forma conservadora, com rentabilidade atrelada à taxa básica de juros da economia brasileira. O Tesouro Selic é um título público emitido pelo Tesouro Nacional, disponível no Tesouro Direto, e tem como principal característica a baixa volatilidade e a segurança por ter o governo federal como emissor.

A rentabilidade do tesouro Selic é pós-fixada e acompanha a variação diária da Selic, tornando-o ideal para investidores que buscam segurança, liquidez e rentabilidade previsível.

Como funciona o Tesouro Selic

Segundo o relatório do Tesouro Direto, a rentabilidade do Tesouro Selic está atrelada à taxa Selic diária, ou seja, seu rendimento varia conforme a taxa de juros básica da economia. No momento, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, a definiu em 11,25% ao ano.

A variação dessa taxa do momento da compra até o vencimento do título é o que define o retorno do investimento. Caso o investidor decida vender o título antes da data de vencimento, o preço será ajustado com base na Selic e pode haver variação de ágio ou deságio. Além disso, não são realizados pagamentos periódicos de juros. O rendimento acumula ao longo do tempo e o investidor recebe o valor total (principal + rendimento) no vencimento do Tesouro Selic.

Publicidade

Para investir no Tesouro Selic, é necessário ter uma conta em uma corretora de valores, pois é por meio delas que o investidor tem acesso ao Tesouro Direto.

Passos para abrir uma conta:

Passo Descrição
1 Acesse o site da corretora de sua escolha.
2 Preencha os dados pessoais solicitados.
3 Envie os documentos necessários para comprovar sua identidade.
4 Após a aprovação, a conta será aberta e você poderá começar a investir.

Após a abertura da conta na corretora, o próximo passo envolve transferir o valor desejado para a conta de investimentos. Esse montante será utilizado na compra do Tesouro Selic. Com a conta aberta e o dinheiro transferido, o investidor deve acessar o home broker (plataforma de negociação) ou o ambiente de investimentos da corretora. No menu de opções, é possível localizar o Tesouro Direto, onde estarão disponíveis os diferentes títulos, incluindo o Tesouro Selic.

Dentro da plataforma de investimentos, o investidor encontrará vários tipos de títulos públicos disponíveis com diferentes prazos de vencimento. Esta reportagem do E-Investidor explica as regras para investimento no Tesouro Direto. A plataforma de investimentos da corretora calculará automaticamente a quantidade de títulos a ser adquirida de acordo com o valor investido.

Qual a rentabilidade do Teosuro Selic?

Após revisar os dados, o investidor pode confirmar a compra. O valor será debitado da conta na corretora e, em troca, os títulos públicos serão transferidos para a carteira de investimentos. Depois da aquisição, é possível acompanhar a evolução de seu investimento diretamente pela plataforma da corretora.

Conforme explica o Tesouro Direto, a rentabilidade do Tesouro Selic é pós-fixada, ou seja, depende da variação da Taxa Selic, o que garante que o rendimento sempre acompanhará a taxa básica de juros. O rendimento do Tesouro Selic é calculado diariamente, com base na Taxa Selic vigente.

O título pode ser resgatado a qualquer momento, sem a cobrança de taxas, devido à sua alta liquidez. O valor será transferido de volta para a conta na corretora, e a rentabilidade acumulada será creditada no momento do resgate, sempre conforme a Taxa Selic do período. É importante observar que, em caso de resgate antecipado, o rendimento pode ser inferior ao esperado, dependendo das flutuações da Taxa Selic – evento chamado de marcação a mercado.

Como calcular a rentabilidade?

A rentabilidade do Tesouro Selic pode ser calculada de duas maneiras: pela rentabilidade bruta efetiva ou pela rentabilidade anualizada.

Publicidade

Rentabilidade bruta efetiva: A fórmula é (preço de venda/preço de compra) – 1.  Exemplo: se o título foi comprado por R$ 4.112,41 e, no vencimento, foi resgatado por R$ 5.514,90, a rentabilidade efetiva seria de 34,10% para o período.

Rentabilidade anualizada: Para calcular a rentabilidade anualizada, é necessário ajustar a rentabilidade obtida para o período anual, usando a fórmula: (1 + rentabilidade periódica) = (1 + rentabilidade anual) elevado à divisão do número de dias úteis por ano pelo número de dias úteis no período. Exemplo: se a rentabilidade obtida foi de 34,10% em 787 dias úteis, a rentabilidade anualizada seria de 9,85% ao ano.

Vantagens do Tesouro Selic

Segundo o Tesouro Direto, os títulos públicos, como o Tesouro Selic, se mostram como opção de investimento altamente segura, pois são lastreados pelo Tesouro Nacional, que apresenta um risco extremamente baixo de inadimplência. Além disso, esses títulos oferecem liquidez diária, ou seja, é possível vendê-los a qualquer momento antes do seu vencimento.

A rentabilidade é diária e atrelada à própria Selic, o que traz previsibilidade e segurança aos investidores, já que esse índice vai sendo atualizado todos os dias. Por ser um investimento com baixo risco, o Tesouro Selic serve para quem busca uma aplicação segura e com risco reduzido.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Isabela Ortiz

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo