Últimas Notícias

Calendário Econômico da Semana: PIB do Brasil e dados sobre emprego dos EUA são destaques; veja o que acompanhar

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (2) a sexta-feira (6), inclui eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores ficarem de olho.

A semana começa com a divulgação do Relatório Focus, na segunda-feira (2). O documento é elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e traz as principais previsões econômicas do mercado. Outro destaque será o PMI Industrial, ou Índice de Gerente de Compras Industrial, que mede a saúde e o nível de atividade do setor da construção. O resultado sai no Brasil, Zona do Euro, Estados Unidos e México.

Na terça-feira (3), será compartilhada a inflação da cidade de São Paulo no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC) e o Produto Interno Bruto (PIB) nacional. No exterior, é importante ficar de olho no lançamento do PMI de Serviços na China, pois o indicador mede o nível de atividade de gerentes de compras na indústria da construção e se concentra em setores como varejo, turismo e serviços em geral.

Publicidade

Quarta-feira (4) é dia de acompanhar novamente o PMI de Serviços, dessa vez no Brasil, Alemanha, Zona do Euro e Reino Unido. Nesses mesmos locais, veremos o PMI Composto, que calcula as atividades de manufatura e serviços de um país.

Já nos estados Unidos, teremos um discurso de Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central do país) e a publicação do Livro Bege, um relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos da autoridade monetária.

Na quinta-feira (5), a agenda econômica está mais tranquila. Os destaques serão o Brasil e na Zona do Euro. Por aqui, sai a balança comercial, que indica os valores das importações e das exportações de mercadorias. O relatório mostra o saldo de pagamentos do país, sendo que as exportações refletem o seu crescimento econômico, enquanto as importações mostram a demanda nacional. Na região europeia, aguardamos os números das vendas no varejo.

Na sexta-feira (6), o último dia útil da semana, teremos o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final. Na Zona do Euro, será anunciado o PIB, enquanto nos Estados Unidos investidores poderão ver o relatório de emprego (payroll). Esse é um dos mais importantes relatórios econômicos mundiais e contém dados de geração de emprego, balança comercial e salário médio por hora no país norte-americano.

Calendário Econômico da Semana

Segunda-feira, 2 de dezembro

Brasil

08:25 – Boletim Focus

Publicidade

100:00 – PMI Industrial S&P Global

Zona do Euro

06:00 – PMI Industrial

08:00 – Taxa de Desemprego na Zona Euro

Estados Unidos

11h45: PMI Industrial

México

12:00 – PMI Industrial

Terça-feira, 3 de dezembro

Brasil

05:00 – IPC-Fipe

09:00 – PIB

China

22:45 – PMI do Setor de Serviços Caixin

Quarta-feira, 4 de dezembro

Brasil

10:00 – PMI Composto S&P Global

10:00 – PMI de do Setor de Serviços S&P Global

Alemanha

05:55 – PMI Composto – Alemanha

Publicidade

05:00 – PMI do Setor de Serviços – Alemanha

Zona do Euro

06:00 – PMI Composto S&P Global

06:00 – PMI do Setor de Serviços

Reino Unido

06:30 – PMI Composto

06:30 – PMI do Setor de Serviços

Estados Unidos

15:45 – Discurso de Powell, Presidente do Fed

16:00 – Livro Bege

Quinta-feira, 5 de dezembro

Zona do Euro

07:00 – Vendas no Varejo

Brasil

15:00 – Balança Comercial

Sexta-feira, 6 de dezembro

Brasil

08:00 – IGP-DI

Zona do Euro

07:00 – PIB

Estados Unidos

10:30 – Payroll

Publicidade

*Com informações da Investing

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Cecília Mayrink

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo