Últimas Notícias

Número de jovens “nem-nem” atinge menor patamar desde 2012, diz IBGE

O número de jovens brasileiros que não estudam ou trabalham, conhecidos com “nem-nem”, atingiu o menor patamar da série histórica iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo dados publicados nesta quarta-feira (4).

Em 2023, 10,3 milhões de pessoas entre 15 a 29 anos faziam parte do grupo, taxa de 21,2%. Entre 2022 e o ano passado, o grupo reduziu 4,9%.

Denise Guichard, analista do IBGE, avalia que a redução acontece devido ao aquecimento do mercado de trabalho.

O país registrou uma série de mínimas históricas no desemprego nos últimos meses. No trimestre encerrado em outubro, a taxa recuou a 6,2%, a menor em 13 anos, conforme dados do IBGE.

Os dados apontam que quanto menor a faixa de rendimento, maior a proporção de jovens de 15 a 29 anos fora do sistema de ensino e sem trabalho.

Do total, nos 10% dos domicílios do país com os maiores rendimentos, 6,6% dos jovens estavam nessa condição, enquanto nos 10% dos domicílios com os menores rendimentos, 49,3% dos jovens não estudavam e não estavam ocupados.

No recorte de gênero e cor, as mulheres pretas ou pardas representam 45,2% desses jovens, cerca de 4,6 milhões. Já as mulheres brancas representam 1,9 milhão (18,9%).

No gênero masculino, homens pretos ou pardos representam 2,4 milhões (23,4%) e brancos, 1,2 milhão (11,3%).

As maiores reduções no recorte durante o período foram entre as mulheres brancas (11,9%) e entre os homens pretos ou pardos (9,3%).

Para os homens brancos, o recuo foi menos expressivo (6,5%), e as mulheres pretas ou pardas apresentaram a menor redução do período (1,6%).

O indicador de jovens de 15 a 29 anos que não estudavam e não estavam ocupados inclui simultaneamente aqueles que não estudavam, mas buscavam por uma ocupação (jovens desocupados) e aqueles que não estudavam e também não procuravam por uma ocupação (jovens fora da força de trabalho).

MEIs com dívidas podem ser excluídos do Simples Nacional

Este conteúdo foi originalmente publicado em Número de jovens “nem-nem” atinge menor patamar desde 2012, diz IBGE no site CNN Brasil.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: patricksantos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo