Abertura de Mercado: Payroll é o destaque da sessão
Antes do indicador mais aguardado da semana, o relatório dos EUA sobre folha de pagamento de setores não-agrícolas do país (payroll americano), os principais mercados acionários mundo afora exibem oscilações mistas e contidas, possivelmente refletindo a maior cautela dos investidores sobre o indicador que pode fornecer pistas sobre a trajetória dos juros do Federal Reserve (Fed) nas próximas reuniões do colegiado –o consenso entre os economistas é de uma recuperação nas contratações de trabalhadores em novembro, após os efeitos dos furacões e greves recentes.
Leia também
Em outros mercados, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) e o dólar têm altas leves, os contratos futuros do petróleo recuam, depois que a decisão da Opep+ de adiar a retomada da produção por mais três meses não conseguiu melhorar o sentimento de um mercado que deve sofrer com um excesso de oferta no próximo ano, enquanto os preços futuros do minério de ferrocaíram 0,93% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 109,83 por tonelada.
Tal qual no exterior, o início da sessão por aqui deve ser morno –e, de fato, o EWZ, principal ETF do Brasil em Nova York, rondava a estabilidade no pré-mercado. O tema fiscal, contudo, segue como principal gatilho e direcionador para os nossos negócios e, neste sentido, segundo notícias, parlamentares resistem a mexer no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, e o pacote corre risco de desidratação. Todavia, os líderes da Câmara garantem que o pacote será aprovado ainda neste ano, mas há dúvidas sobre o tamanho final do ajuste, além do impasse envolvendo o pagamento de emendas parlamentares após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Agenda econômica
Brasil
Está prevista apenas a publicação dos dados do IGP-DI de novembro (8h).
EUA
A divulgação do relatório de emprego (payroll) de novembro é o grande destaque da sessão (10h30) e deve mostrar a criação de 220 mil novos postos de trabalho em novembro, contra apenas 12 mil em outubro. Além disso, a Universidade de Michigan divulga o índice de sentimento do consumidor de dezembro, com expectativas de inflação (12h). Entre os eventos, são esperados discursos da diretora do Fed Michelle Bowman (11h15) e dos presidentes regionais Austan Goolsbee, de Chicago, (12h30), Beth Hammack, de Cleveland (14h) e Mary Daly, de São Francisco (15h).
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Ágora Investimentos