Boeing perde mais um: agora, principal lobista deixa empresa
O executivo Ziad “Z” Ojakli, principal lobista da Boeing e chefe de sua influente operação em Washington, deixou a firma. A informação foi confirmada pelo CEO Kelly Ortberg nesta sexta-feira (6), em um comunicado aos funcionários obtido pela Bloomberg.
De acordo com o site Politico, a mudança de liderança teria sido motivada por um desacordo com Ortberg sobre a estratégia de lobby, citando uma pessoa próxima a Ojakli. Uma porta-voz da Boeing se recusou a comentar.
LEIA MAIS: Reviravolta em caso da Boeing reacende guerra cultural
Debandada do conselho executivo
Ojakli é o quarto membro do conselho executivo da Boeing a deixar a firma desde que Ortberg assumiu como CEO, no início de agosto. Ele está trabalhando para reverter a situação da fabricante após anos de escândalos e turbulências, além de uma série de crises neste ano, que começou quando uma peça se soltou de um Boeing 737 Max em pleno voo, em janeiro.
A Boeing está no processo de reduzir seu quadro de funcionários em 10%, o equivalente a cerca de 17 mil empregos. Ortberg já avisou que os cortes afetarão todos os níveis da firma.
Outros líderes seniores que deixaram a Boeing incluem o ex-chefe da divisão de defesa, Ted Colbert, e Brian Besanceney, chefe de comunicações da firma. Elizabeth Lund, vice-presidente sênior responsável pela qualidade dos aviões comerciais da Boeing, anunciou que se aposentará em dezembro.
LEIA MAIS: Novo CEO da Boeing corta as próprias viagens em jatos executivos para demonstrar austeridade
Quem assume agora
Bill McSherry, vice-presidente da Boeing para operações governamentais no âmbito local e estadual, assumirá temporariamente o cargo de aviões até que a firma encontre um sucessor. A mudança é imediata.
Ojakli, ex-principal lobista da Ford Motor, juntou-se à Boeing em um papel semelhante em 2021 e, segundo algumas fontes, enfrentou uma transição conturbada, marcada por saídas de funcionários e perda de relacionamentos com alguns legisladores-chave. A firma sofreu uma série de críticas bipartidárias de legisladores dos EUA sobre suas falhas de qualidade e segurança neste ano, incluindo o depoimento do ex-CEO Dave Calhoun perante uma subcomissão do Senado.
LEIA MAIS: Como Boeing e Intel perderam o ‘padrão ouro’ e viraram emergência para os EUA
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg