Além de armas, relator inclui itens de plástico descartável no imposto do pecado
O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do principal projeto de regulamentação da reforma tributária, incluiu itens plásticos descartáveis, como sacolas e copos, no Imposto Seletivo. O congressista apresentou oficialmente o seu parecer nesta segunda-feira (9).
“Os itens plásticos descartáveis de uso único, como sacolas, talheres, canudos, copos, pratos e bandejas de isopor são extremamente prejudiciais ao meio ambiente e foram incluídos na base do imposto.
Alguns especialistas já alertam que o planeta, em dez anos, será incapaz de lidar com o volume de resíduos plásticos”, diz o relatório.
O Imposto Seletivo estabelece uma tributação adicional sobre produtos, operações de produção, extração, comercialização ou importação de bens e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.
O relator também incluiu no Imposto Seletivo, conhecido como imposto do pecado, armas e munições, exceto quando são destinadas às Forças Armadas ou aos órgãos de segurança pública.
Ele manteve na lista de itens sujeitos ao imposto: bets, produtos fumígenos, bebidas alcoólicas e açucaradas, veículos (exceto os caminhões), aeronaves, embarcações e bens minerais.
Reforma tributária
O texto foi protocolado no sistema do Senado e deve ser lido em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de tarde. A expectativa é que o relatório seja votado na comissão na quarta-feira (11).
Como a CNN mostrou, a intenção do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é levar a proposta no mesmo dia ao plenário e votá-la até quinta-feira (12).
O projeto regulamenta a aplicação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e do Imposto Seletivo (IS), os novos tributos criados pela reforma tributária sobre o consumo promulgada em 2023.
Na reta final das negociações, Eduardo Braga teve reuniões com técnicos do Ministério da Fazenda e buscou interlocução com a Câmara dos Deputados. Após passar pelo Senado, o projeto retornará à Casa, já que Braga fez alterações no texto.
O texto foi aprovado em julho na Câmara. No Senado, foram apresentadas 1998 emendas ao projeto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Além de armas, relator inclui itens de plástico descartável no imposto do pecado no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Malu Araujo