5 dicas para você economizar nas compras de mercado, sem passar vontade
Quando chega o dia de realizar as comprar do mês no mercado, muitos consumidores já pensam em como cortar alguns gastos para evitar “sustos” com o valor após passar os produtos no caixa. No entanto, é possível economizar nesse momento sem deixar de colocar no carrinho os itens mais desejados.
Leia também
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), os alimentos e bebidas tiveram uma leve alta em setembro. O aumento foi de 0,05%, com um impacto de 0,01 ponto percentual na elevação de 0,13% do índice.
Esse resultado ocorreu devido às quedas nos preços de alimentos como cebola (-21,88%), da batata-inglesa (-13,45%) e do tomate (-10,70%). Ainda, outra influência foi a alta no valor do mamão (30,02%), da banana-prata (7,29%) e do café moído (3,32%).
Publicidade
Com esse cenário, vale se inspirar em algumas estratégias que ajudam a aliviar o bolso, mas sem passar vontade de comprar algo. Por isso, separamos 5 dicas para você economizar e, ainda assim, garantir os produtos indispensáveis para a sua rotina. Confira:
1. Elabore uma lista
Esse hábito já faz parte da vida de muitos brasileiros, mas é sempre bom lembrar a sua importância. Por isso, faça uma avaliação sobre o histórico de consumo da casa para compreender as quantidades necessárias de cada item a ser elencado. Esse costume também ajuda a evitar aquelas compras mais impulsivas.
2. Não vá ao mercado com fome
Antes de ir ao supermercado, lembre-se de se alimentar. Quando o consumidor vai ao local repleto de alimentos, com fome, as chances de selecionar produtos por impulso também aumentam. Nesse caso, muitas escolhas podem ser baseadas no desejo momentâneo de consumir um determinado produto.
3. Evite grandes quantidades de itens com um curto prazo de validade
Ao selecionar produtos perecíveis, não exagere na quantidade – mesmo quando há promoções. A ideia é escolher um número que não será desperdiçado até a data de vencimento, para que o dinheiro investido não seja “jogado fora”.
4. Cuidado com as promoções “pague x e leve y”
A princípio, essas promoções parecem ser muito vantajosas, mas é preciso cuidado. Nesses casos, faça uma comparação entre o preço do item sozinho e o seu valor na promoção. Isso ajuda o consumidor a compreender se ele realmente estaria realizando uma economia significava.
5. Compre produtos com marcas variadas
Muitos consumidores já possuem o hábito de selecionar os produtos de determinadas marcas. Mas vale alternar a compra no mercado com marcas que possuem os preços mais acessíveis e, ainda assim, ter itens com uma boa qualidade.
Colaborou: Jennifer de Carvalho.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos