Abertura de Mercado: IPCA e pacote fiscal no centro das atenções
A terça-feira começa com baixo apetite ao risco nos principais mercados internacionais, com os índices da Europa e futuros de Nova York operando no campo negativo em meio à redução do entusiasmo sobre novos estímulos da China e à espera por importantes dados de inflação (CPI) nos Estados Unidos e decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) nos próximos dias. Em paralelo, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) e o dólar sequenciam a alta da véspera. Na China, os juros dos títulos da dívida apresentaram forte baixa, um dia após o principal órgão político do país asiático prometer adotar uma política fiscal “mais proativa” e uma postura monetária “moderadamente frouxa”. Entre as commodities, o minério avançou 1,87% em Dalian, na China, enquanto o petróleo inicia o dia com leve viés negativo, corrigindo parcialmente a alta da sessão anterior.
Leia também
Por aqui, as atenções se voltarão para o IPCA de novembro, que segundo economistas deve mostrar aumento de 0,38% na comparação mensal, ante avanço de 0,56% no mês anterior. Na comparação anual, a estimativa é de alta de 4,85%, ante avanço de 4,76% na medição anterior. Além disso, os mercados também devem acompanhar o desenrolar da tramitação do pacote de cortes de gastos. Por volta das 7h, o EWZ caia 0,12% no pré-mercado, sinalizando que o pregão pode ser de fôlego contido diante da queda das commodities e dos índices futuros em NY.
Agenda econômica
Brasil
A agenda desta terça-feira reserva a divulgação do IPCA de novembro (9h). A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) faz sabatina dos indicados para diretoria do BC: Nilton David (Política Monetária), Izabela Correa (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Gilneu Vivan (Regulação), às 9 horas. O Tesouro faz leilões de NTN-B e LFT (11h). O plenário do Senado pode votar, a partir das 14 horas, o projeto de lei que regulamenta o uso da inteligência artificial (IA).
EUA
Os Estados Unidos informam os dados do custo unitário da mão de obra do terceiro trimestre.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Ágora Investimentos