Ibovespa hoje sobe acima de 128 mil pontos e Vamos (VAMO3) salta mais de 10%
O Ibovespa hoje caminha para fechar em alta, acima do patamar de 128 mil pontos. Às 17h18 desta terça-feira (10), a principal referência da B3 sobe 0,77%, aos 128.185,62 pontos, depois de oscilar entre máxima a 128.510,52 pontos e mínima a 127.212,63 pontos.
Leia também
Avanços nas negociações do pacote fiscal dão ânimo ao mercado local. Na noite de segunda-feira (9), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pactuou um acordo com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em relação às emendas parlamentares, o que pode destravar a tramitação do pacote de medidas de contenção de gastos no Congresso.
“Embora as negociações fiscais sigam complicadas, acredito que a sinalização de avanços pontuais pode estar reduzindo parte do pessimismo”, ressalta Lucas Almeida, especialista em mercado de capitais e sócio da AVG Capital.
Publicidade
Para o analista, os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro também contribuem para a alta do Ibovespa. O indicador ficou em 0,39% no mês, desacelerando em relação ao 0,56% de outubro. O resultado, porém, veio levemente acima da mediana das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, que era de 0,36%.
Na Bolsa brasileira, as ações da Vamos (VAMO3) disparam 10,19% e lideram, com folga, os ganhos do Ibovespa hoje. De acordo com Almeida, os papéis sobem impulsionados pela proximidade de estreia da Automob Participações (AMOB3) na B3 na próxima segunda-feira (16). A nova companhia é fruto da cisão do braço de concessionárias da Vamos. “A operação foi bem recebida pelo mercado, refletindo expectativas positivas para o novo modelo de negócios”, destaca o sócio da AVG Capital.
Do lado contrário, as ações da JBS (JBSS3) cedem 3,33% e registram a principal baixa do índice da B3. A firma, que tem se beneficiado do rali do dólar nos últimos pregões, sofre na sessão com o recuo da moeda americana.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Beatriz Rocha