Últimas Notícias

IPVA 2025: veja regras e calendário de pagamento para veículos de São Paulo

O governo de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (13), o calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para proprietários de veículos licenciados no estado. O calendário de pagamentos começa em 13 de janeiro de 2025.

O dono do veículo tem as seguintes opções:

  • Pagar com desconto de 3% em janeiro, de forma antecipada, em cota única;
  • Pagar parceladamente em até cinco vezes, a partir de janeiro.
  • Pagar sem desconto, em fevereiro, em cota única.

Quem optar pelo parcelamento, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) manteve todos os vencimentos no mesmo dia do mês para cada final de placa.

Todos os veículos (exceto caminhões e caminhões tratores)

Mês janeiro fevereiro março abril maio
Parcela 1ª Parcela ou Cota Única COM
Desconto
2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto 3ª Parcela 4ª Parcela 5ª Parcela
Placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 13/jan. 13/fev. 13/mar. 13/abr. 13/mai.
Final 2 14/jan. 14/fev. 14/mar. 14/abr. 14/mai.
Final 3 15/jan. 15/fev. 15/mar. 15/abr. 15/mai.
Final 4 16/jan. 16/fev. 16/mar. 16/abr. 16/mai.
Final 5 17/jan. 17/fev. 17/mar. 17/abr. 17/mai.
Final 6 20/jan. 20/fev. 20/mar. 20/abr. 20/mai.
Final 7 21/jan. 21/fev. 21/mar. 21/abr. 21/mai.
Final 8 22/jan. 22/fev. 22/mar. 22/abr. 22/mai.
Final 9 23/jan. 23/fev. 23/mar. 23/abr. 23/mai.
Final 0 24/jan. 24/fev. 24/mar. 24/abr. 24/mai.

O calendário do IPVA para caminhões e caminhões-tratores também começa em 13 de janeiro, de acordo com o final de placa. As outras parcelas podem ser pagas a partir do dia 20 de cada mês.

O que é IPVA e para onde vai o imposto?

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação dos estados. Em São Paulo, do total arrecadado, são descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb) e o valor restante é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e os outros 50% para o Estado.

A quota-parte estadual vai compor o orçamento anual e, dessa forma, será utilizada nas diversas áreas de atuação do Estado, dentre as quais Saúde, Educação Segurança Pública e Infraestrutura, por exemplo. 

Outras informações sobre IPVA podem ser consultadas no portal eletrônico da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP): portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva.  

Como e onde pagar?

Para pagar o IPVA 2025, o contribuinte precisa utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor​​ (Renavam).

O Pix é uma forma de pagamento. O recolhimento é feito por meio de QR Code junto a cerca de 800 instituições financeiras. Para isso, é preciso acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento. O QR Code Pix tem validade de 15 minutos.

Também é possível pagar o IPVA pela internet, nos terminais de autoatendimento ou em outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas firmas credenciadas à Sefaz-SP.​​

Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.​​​

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Paulo Guilherme Guri

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo