5 mentiras sobre investimentos que você já deve ter ouvido falar
Muitos brasileiros não possuem o hábito de investir, por diversos motivos. Um deles são os mitos que cercam o universo dos investimentos, que acabam fazendo com que muitos tenham receio em adotar a prática. Ainda, diversas pessoas podem pensar que o ato não condiz com a sua vida financeira.
Leia também
É claro que cada um possui uma realidade e isso precisa ser considerado. No entanto, é possível encontrar diversos tipos de métodos de investimento no mercado, elaborados justamente para diferentes perfis de investidores – sejam àqueles com mais condições de aplicar o seu dinheiro, sejam àqueles que possuem quantias menores.
Vale citar que muitos mitos referentes aos investimentos também podem prejudicar as pessoas que estão iniciando nesse mundo. Por isso, é importante ter cuidado com algumas frases que costumam ser ditas, até mesmo para evitar a perda de dinheiro nesse processo.
Publicidade
Por isso, separamos cinco mentiras sobre a prática de investir que várias pessoas já devem ter escutado. Confira abaixo e, caso você se depare com uma dessas expressões, tenha cuidado e faça uma autorreflexão.
1. “Investir é só para quem é rico”
Essa é uma das frases mais comuns de serem escutadas quando se trata de investimentos. Mas, na verdade, alguns meios foram criados para pessoas que não possuem muito dinheiro, como contas com rendimento, poupança e modalidades de renda fixa.
Um exemplo é o Tesouro Direto, criado pelo Governo Federal. Nesse caso, o programa vende títulos públicos para pessoas físicas que, por sua vez, podem fazer aplicações a partir de R$ 30. Os investimentos são garantidos pelo Tesouro Nacional e, depois de um tempo, o investidor é contemplado por um rendimento.
Uma dica é consultar profissionais especializados que podem orientar os melhores caminhos, de acordo com cada realidade.
2. “Investir em ações é muito arriscado”
Quando se fala de investimento é muito comum se deparar com o termo “ativo”. Os ativos são os bens e os direitos de uma firma que podem ser convertidos em dinheiro, como as ações.
Por isso, para evitar prejuízos, é importante consultar um profissional para ajudar na pesquisa por investimentos mais seguros para realizar aplicações. Isso porque no mercado podem existir modalidades mais arriscadas e outras mais estáveis.
Publicidade
Assim, muitos investidores criam uma carteira mais diversificada, com as ações de firmas mais sólidas. Esse método, por exemplo, é capaz de assegurar uma boa rentabilidade do que foi aplicado. Assim, tenha cuidado para não se sentir pressionado e inseguro ao escutar esse tipo de frase.
3. “Investir te deixa rico rápido”
O hábito de investir consiste em conseguir uma renda extra. Mas o acúmulo de dinheiro por meio dessa prática é algo que acontece a longo prazo, por meio de estratégias realistas e bem elaboradas.
Por isso, é importante ter em mente que você não ficará rico da noite para o dia. Evite criar expectativas exageradas, para não se frustrar e ficar desanimado.
4. “Só especialistas sabem investir”
Esse é outro mito que impede muitas pessoas de iniciarem as práticas no mundo dos investimentos. Não é preciso ser um especialista no mercado monetário para começar um bom investimento.
Existem muitos meios de informar sobre o tema, como conteúdos gratuitos na internet para investidores iniciantes. Ainda, como citado acima, há modalidades seguras para a aplicação de valores menores até mesmo para quem está começando.
5. “Investir na Bolsa de Valores não é para todo mundo”
Na Bolsa de Valores é possível encontrar uma diversidade de ações, inclusive com valores mais acessíveis. O importante é compreender o seu perfil de investidor para fazer as escolhas conforme a sua realidade.
Por isso essa frase é considerada um mito, pois há opções de investimentos na Bolsa que podem ser voltadas para os iniciantes.
Publicidade
Colaborou: Jennifer de Carvalho.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos