Fabricante de chips Broadcom vive seu ‘momento Nvidia’
A grande alta das ações da Broadcom, após o relatório de lucros da semana passada, lembra o momento em que as ações da Nvidia começaram a disparar pela primeira vez em 2023. Agora, a fabricante de chips californiana precisa provar que pode seguir em frente e se tornar outro gigante da era da inteligência artificial.
As ações da Broadcom subiram 38% nos dois dias de negociação desde que a firma divulgou os resultados, elevando sua capitalização de mercado para quase US$ 1,2 trilhões.
No centro dessa alta está a previsão da Broadcom de que o mercado para componentes de IA que ela projeta para operadores de data centers poderá atingir US$ 90 bilhões até o ano fiscal de 2027. Mas há muito a ser feito para transformar essa oportunidade em realidade.
“É meio como o momento da Nvidia de cerca de um ano e meio atrás, quando eles superaram as expectativas e todos tiveram que se atualizar e perseguir essa alta”, disse Ken Mahoney, diretor executivo da Mahoney Asset Management, que possui ações da firma.
A Broadcom está mostrando aos investidores que a demanda por computação de IA é tão grande que há espaço suficiente para outros vencedores além da Nvidia, afirmou Mahoney.
As estimativas para os lucros líquidos por ação da Broadcom para o ano fiscal de 2025 subiram 12% na última semana.
LEIA MAIS: Nvidia é clara vencedora da temporada sem brilho de balanços de techs
Alta espetacular
A Broadcom já estava tendo um ano forte mesmo antes dos resultados da semana passada, com um crescimento sólido em seu negócio de IA sustentando seu desempenho como uma das principais ações no Índice de Semicondutores de Filadélfia. Ainda assim, não foi uma jornada completamente tranquila: as ações caíram abruptamente em setembro, após a firma dar uma previsão decepcionante devido à fraqueza em suas operações não relacionadas à IA.
Os resultados deste trimestre voltaram o foco exclusivamente para a IA. As ações da Broadcom agora subiram mais de 120% desde o início do ano, caminhando para o melhor desempenho anual desde sua listagem em 2009.
Analistas têm se esforçado para acompanhar, com várias firmas de Wall Street aumentando os alvos de preço e estimativas após os lucros. Mesmo assim, um aumento de 19% no alvo médio dos analistas desde os resultados não conseguiu acompanhar a alta das ações, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
LEIA MAIS: Supercomputador da Nvidia acelera descoberta de remédios na Dinamarca
‘Nova Nvidia’?
Essa trajetória inevitavelmente provocou comparações com a Nvidia, a original vencedora do mercado de ações de IA. A Nvidia seguiu seu relatório de lucros impressionante em maio de 2023 com uma série de resultados e previsões trimestrais que superaram as estimativas.
Ela também desafiou os céticos que disseram que 2024 seria difícil para suas ações. A Nvidia subiu cerca de 167% este ano, mas recuou nos últimos dois dias — possivelmente porque os investidores estão considerando a perspectiva de uma competição crescente da Broadcom.
“Eu vejo muitas semelhanças entre a Broadcom e a Nvidia”, disse Joe Tigay, gerente de carteira do Rational Equity Armor Fund, que acredita haver razões para pensar que as ações da Broadcom podem mostrar ganhos sustentáveis da mesma forma que a Nvidia. “Obviamente, a Broadcom ainda precisa entregar resultados para justificar esse aumento de 38%, mas ela demonstrou um bom crescimento e execução este ano.”
LEIA MAIS: Intel deixa o índice Dow Jones pela primeira vez em 25 anos
Esse múltiplo — o preço que os investidores precisam pagar pelas ações em relação aos lucros projetados para os próximos 12 meses — está se aprofundando em território recorde. Isso pode sugerir que a Broadcom tem uma margem limitada para erros, embora a Nvidia tenha estabelecido um precedente otimista para investidores que querem embarcar no próximo grande vencedor potencial de IA. Os lucros da Nvidia cresceram tão rapidamente no ano passado que a avaliação realmente ficou mais barata à medida que as ações subiam, pois as estimativas estavam sendo elevadas em um ritmo ainda mais rápido.
Ainda assim, nem todo “momento Nvidia” se transformou em um ganho sustentado, com algumas firmas não conseguindo atender às expectativas ou vendo os ralis de preço das ações estacionarem. A Arm Holdings Plc deu uma previsão otimista em fevereiro e disse que estava “apenas no início” da explosão de IA. Isso desencadeou uma alta de 93% nas ações nos três dias subsequentes, mas as ações não progrediram muito desde então e agora estão mais de 20% abaixo do pico de julho.
“É cedo demais para dizer se vamos ver uma série de relatórios de lucros impressionantes como os que recebemos da Nvidia”, disse Alec Young, estrategista-chefe de investimentos da Mapsignals. “A Broadcom fez um trabalho realmente bom, mas nem sempre essas coisas terminam bem.”
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg