B3 e Receita Federal anunciam ferramenta para calcular IR de investimentos; veja como funciona
Investidores terão uma nova ferramenta para calcular o Imposto de Renda dos investimentos. A B3 e a Receita Federal criaram a “calculadora ReVar” para apurar operações de renda variável e calcular o imposto devido para posterior pagamento. A calculadora pode ser usada a partir desta quarta-feira (18).
Leia também
A calculadora deverá impactar cerca de 4 milhões de investidores brasileiros. Serão incluídos investimentos como ações, ETFs (fundos de investimento negociados na Bolsa de Valores como se fossem uma ação), fundos imobiliários, BDRs (títulos emitidos no Brasil que representam uma ação de companhia aberta sediada no exterior).
A ferramenta carrega os dados das operações realizadas pelos investidores diretamente da B3, a partir das informações das corretoras, para apurar os ganhos ou prejuízos líquidos decorrentes das operações e, se for o caso, calcular o imposto devido com geração do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento.
Publicidade
Os investidores precisarão somente entrar na Área do Investidor e autorizar que os dados sejam compartilhados com a Receita, em linha com todas as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O cálculo e geração do DARF serão feitos diretamente no portal e-CAC, da Receita Federal.
A calculadora ReVar estará disponível para todos os usuários nesta quarta-feira (18) para autorizar e compartilhar as informações. Investidores poderão usá-la a partir do 10º dia do mês seguinte à autorização.
“A ferramenta auxilia os investidores no cálculo do Imposto de Renda a partir do pré-preenchimento das informações de operações realizadas na B3”, afirmou Robinson Sakiyama Barreirinhas, secretário especial da Receita Federal.
“O lançamento do ReVar mostra como a Receita Federal, a B3 e as corretoras estão comprometidas em dar mais segurança e agilidade aos investidores pessoas físicas. É uma simplificação que dará a muita gente a segurança que eles precisam para também investir no Brasil”, afirma o vice-presidente da Ancord, Rafael Furlanetti.
Conheça o passo a passo para usar a calculadora da B3
1º passo: O investidor deverá acessar o ReVar na Área do Investidor da B3 e realizar a autorização do compartilhamento de dados.
Publicidade
2º passo: O investidor será direcionado para a próxima etapa, que acontece no portal e-CAC da Receita Federal, pela área “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, “Apurar Imposto sobre a Renda Variável”. Nessa fase, o investidor deverá informar o custo de aquisição dos ativos da sua carteira e informar prejuízos acumulados (caso exista).
3º passo: Após a conclusão da posição inicial, o sistema passa a apresentar o menu completo com as guias: Início, Posição Inicial, Resolução de Pendências, Eventos, Estoque e Extrato de Operações.
Em cada mês, é apresentado um resumo do resultado das operações, informando se há ou não imposto a ser recolhido. Os impostos inferiores a R$ 10 serão somados aos próximos meses até completar este valor mínimo para geração de DARF.
4º passo: Assim que o investidor clicar no botão “Gerar DARF”, o sistema abrirá uma nova guia no navegador com o documento para pagamento, com código de barras e com QR-Code para pagamento via PIX. Confira aqui o manual completo de utilização da calculadora para Imposto de Renda.
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Camilly Rosaboni