BC da Rússia mantém taxa básica de juros em 21% ao ano e pausa novamente ciclo de aperto
O Banco Central da Rússia manteve sua taxa básica de juros em 21% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira (20). A decisão pausa novamente o ciclo de aperto monetário retomado em julho deste ano e, conforme o comunicado, retira o alerta sobre possível alta dos juros já na próxima reunião.
Em nota, o BC russo afirma que as condições financeiras “apertaram significativamente mais” do que os dirigentes esperavam ao elevar as taxas de juros em outubro, como resultado de efeitos “externos à política monetária”.
O BC da Rússia defende que este aperto nas condições de crédito cria os pré-requisitos necessários para retomar o processo de desinflação rumo à meta de 4%, apesar do atual ambiente de preços e demanda doméstica elevados.
“Avaliaremos a necessidade de novo aumento dos juros nas próximas reuniões, de acordo com as dinâmicas de empréstimos e da inflação”, disse, mas reiterou projeção de retorno dos preços à meta até 2026.
A próxima decisão do BC da Rússia deve ser divulgada no dia 12 de fevereiro de 2025.
Este conteúdo foi originalmente publicado em BC da Rússia mantém taxa básica de juros em 21% ao ano e pausa novamente ciclo de aperto no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: afonsobenites