Últimas Notícias

Acidente aéreo testa presidente interino da Coreia do Sul com dois dias no cargo

Acidente aéreo testa presidente interino da Coreia do Sul com dois dias no cargo

Quando o presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, chegou ao local do desastre aéreo mais mortal em solo sul-coreano no domingo, ele estava no cargo há menos de 48 horas.

Choi, ministro das finanças do país, tornou-se líder interino na noite de sexta-feira, após o impeachment do primeiro-ministro Han Duck-soo, que era o presidente interino desde que o presidente Yoon Suk Yeol sofreu o impeachment e foi suspenso do poder em 14 de dezembro, após sua breve tentativa de impor a lei marcial.

Leia também: Presidente destituído da Coreia manifesta solidariedade às vítimas de acidente aéreo

A desconcertante rotatividade no topo da quarta maior economia da Ásia e uma de suas democracias mais vibrantes deixou o governo em apuros quando o voo 7C2216 da Jeju Air bateu em um muro no Aeroporto Internacional de Muan no domingo, matando a maioria das 181 pessoas a bordo.

Choi visitou o local algumas horas após o acidente e declarou-o uma zona especial de desastre.

“O governo gostaria de oferecer suas sinceras condolências às famílias enlutadas e fará o possível para se recuperar desse acidente e evitar que ele se repita”, disse ele.

Nos bastidores, membros dos gabinetes do governo ainda estavam procurando entender a cadeia de comando e como as declarações à imprensa seriam divulgadas, disseram à Reuters um porta-voz do ministério e quatro outros funcionários. Todos falaram sob condição de anonimato.

Leia também: ‘Assumo toda a responsabilidade’, diz CEO da Jeju Air, sobre acidente que matou 179

“Uma equipe de funcionários do Ministério dos Transportes e do Ministério da Segurança se reportará diretamente a Choi sobre o acidente aéreo de Muan nas próximas semanas”, disse um porta-voz. “Quanto à forma como distribuiremos comunicados à imprensa sobre todas as suas agendas, ainda não decidimos.”

Choi está liderando a equipe centralizada de controle de desastres em vez do primeiro-ministro, que normalmente estaria no comando com base em um manual preparado após o naufrágio da balsa Sewol em 2014, que matou 304 pessoas, e o esmagamento de uma multidão no Halloween de Itaewon, que matou 159 pessoas em 2022, disse um quarto funcionário.

A agitação política na Coreia do Sul foi desencadeada quando Yoon inesperadamente declarou a lei marcial em 3 de dezembro, apenas para rescindir a ordem poucas horas depois que o parlamento desafiou os cordões militares e policiais para votar contra ele.

O parlamento, liderado pela oposição, o acusou de insurreição e abuso de poder e o destituiu e, posteriormente, Han.

Choi atuará como presidente interino enquanto o Tribunal Constitucional determina o destino de Yoon e Han.

A incerteza ocorre em um momento em que a Coreia do Sul tenta administrar mercados cambiais voláteis e enfrenta a tarefa de se preparar para a administração do presidente eleito Donald Trump nos Estados Unidos, que é o principal aliado de Seul.

The post Acidente aéreo testa presidente interino da Coreia do Sul com dois dias no cargo appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: wellingtoncarvalho

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo