IPVA 2025: é possível pagar o imposto via Pix? Veja passo a passo
A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) introduziu em 2023 uma alternativa que promete facilitar a vida dos contribuintes: o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por meio do sistema de transferências instantâneas Pix.
Leia também
A novidade amplia as opções de quitação do tributo, proporcionando mais conveniência e acessibilidade aos proprietários de veículos no Estado.
Como funciona o pagamento via Pix
A modalidade permite que o IPVA seja pago através de um QR Code gerado no portal da Sefaz-SP, onde o contribuinte precisa informar os dados do veículo. O código gerado tem validade de 15 minutos e, após esse período, é necessário emitir um novo para concluir o pagamento.
Com o uso de aplicativos bancários ou de instituições financeiras, a leitura do QR Code direciona o pagamento para a conta da “Secretaria da Fazenda e Planejamento” no Banco do Brasil, vinculada ao CNPJ 46.377.222/0003-90.
Publicidade
A Sefaz-SP alerta que não envia QR Codes por meio de mensagens ou outros canais de comunicação. A geração do código é uma responsabilidade exclusiva do cidadão, devendo ser feita diretamente no site oficial da secretaria.
“Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil. Caso o destinatário do QR code esteja diferente, não faça o Pix”, alerta o portal do Governo do Estado de São Paulo.
Passo a passo para realizar o pagamento via Pix
- Acesse a página do IPVA no portal da Sefaz-SP.
- Insira seu login e senha do gov.br.
- Informe os dados do veículo.
- Gere o código QR, com validade de 15 minutos.
Realize o pagamento pelo aplicativo do banco ou instituição financeira de preferência.
Apesar da inovação, os métodos tradicionais para o pagamento do imposto permanecem disponíveis. É possível quitar o IPVA utilizando o RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) em agências bancárias, casas lotéricas, e também por meio de débito automático ou cartão de crédito em firmas credenciada.
Além do Pix, os proprietários de veículos em São Paulo podem pagar o IPVA nas seguintes formas:
- Débito automático em conta corrente ou poupança;
- Cartão de crédito, em firmas autorizadas;
- Boleto bancário;
- Casas lotéricas;
- Agências bancárias.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos