Calendário econômico da semana: inflação do Brasil e dados de emprego nos EUA marcam a agenda; veja o que acompanhar
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (6) a sexta-feira (10), tem eventos importantes nacionais e internacionais para ficar no radar dos investidores.
Leia também
A semana começa com a divulgação do Relatório Focus, na segunda-feira (6). O documento é elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e traz as principais previsões econômicas do mercado. Sairá também o resultado do Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto, que calcula as atividades de manufatura e serviços nacionais, e com o PMI do Setor de Serviços. Este último mede o nível de atividade de gerentes de compras na indústria da construção e se concentra em setores como varejo, turismo e serviços em geral. Ainda na agenda doméstica, vale a pena se atentar para a balança comercial, que indica os valores das importações e das exportações de mercadorias.
No exterior, teremos o PMI do Setor de Serviços nos Estados Unidos e na Alemanha. No país europeu, será compartilhado também a inflação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC).
Publicidade
Na terça-feira (7), sai, no Brasil, o IPC anunciado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com os dados referentes à cidade de São Paulo. Outros destaques do dia serão o Índice de Preços ao Produtor (IPP ou PPI) e o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI). O primeiro é um medidor da inflação calculado a partir da variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços. O segundo, por outro lado, registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final.
Lá fora, investidores devem ficar de olho nas reservas cambias na China, no IPC na Zona do Euro e no relatório sobre a abertura de novas vagas de trabalho JOLTS (Job Openings and Labor Turnover Survey, em inglês) nos Estados Unidos.
Na quarta-feira (8), veremos a produção industrial brasileira e o fluxo cambial estrangeiro. Nos Estados Unidos, será de acompanhar a ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) com mais detalhes da decisão de política monetária do Banco Central. Na China, aguardamos o resultados do IPC e IPP.
Na quinta-feira (9), os mercados estarão fechados nos Estados Unidos por causa do feriado do Dia Nacional. No Brasil, serão lançados os números das vendas no varejo, um medidor de todos os produtos vendidos pelo setor durante o mês. Já no México, sai a ata da reunião de política monetária.
Publicidade
Na sexta-feira (10), o último dia útil da semana, teremos dois dados econômicos importantes: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Payroll. O primeiro é a medição oficial da inflação no Brasil e contempla todas as regiões do País. Já o segundo é o relatório dos EUA sobre folha de pagamento de setores não-agrícolas e inclui números de geração de emprego, balança comercial e salário médio por hora no país norte-americano.
Calendário Econômico da Semana
Segunda-feira, 6 de janeiro
Brasil
08:45 – Boletim Focus
10:00 – PMI Composto
10:00 – PMI do Setor de Serviços
11:00 – Balança comercial
Alemanha
05:55 – PMI do Setor de Serviços
Publicidade
10:00 – IPC
Estados Unidos
11:45 – PMI do Setor de Serviços
Terça-feira, 7 de janeiro
Brasil
05:00 – IPC (Fipe)
08:00 – IGP-DI
10:00 – IPP
China
05:00 – Reservas Cambiais
Zona do Euro
Publicidade
07:00 – IPC
Estados Unidos
12:00 – Ofertas de Emprego JOLTS (Nov)
Quarta-feira, 8 de janeiro
Brasil
09:00 – Produção industrial
14:30 – Fluxo cambial estrangeiro
Estados Unidos
16:00 – Atas da Reunião do FOMC
China
22:30 – IPC
22:30 – IPP
Quinta-feira, 9 de janeiro
Estados Unidos
Feriado – Dia Nacional
Brasil
09:00 – Vendas no varejo
México
10:00 – Atas da Reunião de Política Monetária
Sexta-feira, 10 de janeiro
Brasil
09:00 – IPCA
Estados Unidos
10:30 – Payroll
*Com informações da Investing
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Cecília Mayrink