Últimas Notícias

Adeus, dívidas! Veja 3 ferramentas gratuitas para controlar os gastos em 2025

Quatrocentos dias. Este é o tempo que os brasileiros dedicam à gestão financeira ao longo da vida, segundo um estudo realizado pelo Nubank Ultravioleta em meados do ano passado. O número equivale a cerca de 2% do tempo total de vida adulta, considerando a expectativa de 76 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda assim, quase metade (41,5%)  da população adulta estava endividada no final de 2024, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O que isso significa na prática? Que mesmo dedicando um tempo considerável à gestão do próprio dinheiro, boa parte da população não consegue equilibrar as finanças.

Controle seus gastos mensais de forma rápida e fácil com esta ferramenta gratuita!

Publicidade

Mas e se fosse possível reduzir o tempo gasto com o planejamento monetário e, ao mesmo tempo, melhorar os resultados?

3 ferramentas gratuitas para controlar melhor as finanças

Com o avanço da tecnologia e surgimento de ferramentas de gestão financeira especializadas, a organização financeira pode ser feita de maneira prática, rápida e intuitiva. Veja abaixo três exemplos.

1. Chatbots de Inteligência Artificial

Com capacidade de processar e analisar um grande volume de dados de forma rápida, os chatbots de inteligência artificial (como o ChatGPT e o Copilot) tornaram-se aliados poderosos dos seres humanos nos últimos anos, auxiliando na execução das tarefas mais simples às mais complexas. E quando se trata de gestão financeira, não é diferente.

É claro que a IA não substitui a opinião de um especialista, mas ela pode ajudar no processo de cuidar melhor do dinheiro ao:

  • Oferecer dicas práticas para economizar;
  • Responder perguntas simples sobre finanças e organização financeira;
  • Auxiliar na revisão de gastos, identificando áreas com potencial de economia;
  • Analisar cenários específicos, ajudando a tomar decisões mais informadas no dia a dia.

Dê o primeiro passo para organizar melhor o seu dinheiro em 2025! Clique aqui e veja como

2. Planilhas de controle de gastos automatizadas

As clássicas planilhas de controle monetário continuam sendo uma das ferramentas mais eficientes para uma visão completa das finanças. Versáteis e personalizáveis, elas permitem que você registre suas receitas e despesas, crie categorias específicas e acompanhe a evolução do seu orçamento ao longo do tempo, fazendo ajustes sempre que necessário.

Diferentemente dos aplicativos monetários, dos quais falaremos a seguir, as planilhas ainda oferecem liberdade para ajustar formatos e incluir categorias e informações relevantes de acordo com as necessidades individuais de cada usuário. É possível, por exemplo, incluir uma coluna específica para acompanhar os gastos com viagens, cuidados com a casa, pets, alimentação ou investimentos.

Cuidar das suas finanças não precisa ser um bicho de sete cabeças! Clique aqui para baixar um modelo de planilha de controle de gastos gratuitamente

3. Aplicativos monetários

Com diversas opções disponíveis no mercado, os aplicativos de controle monetário também podem ajudar a organizar o orçamento de forma simples e acessível. Com eles, é possível registrar receitas, categorizar despesas, criar metas e acompanhar o fluxo monetário em tempo real.

Para facilitar o controle de gastos, muitos ainda oferecem relatórios visuais e alertas de pagamentos, além de permitir a sincronização com contas bancárias e cartões de crédito.

Controle de gastos na prática

Para te ajudar a gerenciar receitas e despesas de forma prática ao longo de 2025, o E-Investidor desenvolveu esta Planilha de Controle de Gastos gratuita. Com ela, você consegue:

  • Automatizar os cálculos: basta inserir suas despesas e as contas serão feitas automaticamente, organizando tudo por categoria;
  • Personalizar categorias: a planilha oferece categorias pré-definidas (como moradia, transporte e alimentação), que podem ser ajustadas de acordo com suas necessidades;
  • Comparar Real x Previsto: veja como suas despesas reais se comparam ao orçamento planejado para o mês, identificando onde você pode melhorar;
  • Acompanhar a evolução anual: veja o balanço dos seus gastos mês a mês, facilitando o planejamento de objetivos maiores, como uma viagem de férias ou a formação de uma reserva de emergência

COMECE O ANO NO CONTROLE DAS SUAS FINANÇAS: BAIXE AGORA A PLANILHA DE GASTOS DO E-INVESTIDOR!

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Isabel Rocha

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo