Frio sem vento significa que Reino Unido pode não atender demanda elétrica neste inverno
A operadora da rede elétrica do Reino Unido emitiu um alerta para o mercado de energia para a tarde desta quarta-feira (8), dizendo que há uma margem insuficiente entre a oferta e a demanda previstas, já que o declínio da produção eólica coincide com a queda das temperaturas.
O alerta é um dos vários emitidos neste inverno e destaca o risco de construção de turbinas eólicas sem apoio suficiente para os dias em que estiver escuro, frio e sem vento. Períodos de vento relativamente fraco podem elevar os preços, especialmente quando a demanda por aquecimento está aumentando. O governo está planejando construir mais energias renováveis em sua tentativa de descarbonizar a produção de eletricidade até 2030.
O período de aviso prévio de três horas está programado para começar às 16h, horário de Londres, de acordo com o Operador Nacional do Sistema de Energia. O déficit é de 1,7 gigawatts, informou em um aviso publicado na terça-feira e reeditado nesta manhã.
Prevê-se que a geração eólica caia mais do que o esperado anteriormente, caindo para cerca de 3 gigawatts em meio a uma onda de frio. A previsão é de que as temperaturas médias fiquem um pouco acima de zero na quarta-feira, bem abaixo do normal de 30 anos para essa época do ano.
Os preços diários da energia elétrica no Reino Unido estão entre £241 e £300 (entre R$ 1.829 e R$ 2.276) por megawatt-hora para esta tarde, de acordo com dados spot da Epex. Isso se compara a £99 por megawatt-hora às 16 horas de terça-feira.
Os fluxos programados de interconexão da França para o Reino Unido aumentaram, de acordo com a Elexon. As importações de eletricidade por meio de enormes cabos que correm sob o mar para mercados na Europa, como a França e a Noruega, são uma parte fundamental do mix de energia da Grã-Bretanha, apesar de o governo esperar tornar o Reino Unido um exportador líquido até 2030.
“Essa é uma ferramenta de rotina que usamos na maioria dos invernos e significa que estamos pedindo aos participantes do mercado que disponibilizem qualquer capacidade de geração adicional que possam ter”, disse um porta-voz da NESO em um comunicado. Isso “não significa que o fornecimento de eletricidade esteja em risco”.
O vento é agora a principal fonte de energia do Reino Unido, já que a produção por gás caiu para o nível mais baixo da década.
As temperaturas podem cair para o nível mais baixo deste inverno, chegando a -15º C em locais com neve na Escócia ou no norte da Inglaterra na noite de quinta-feira, de acordo com Chris Almond, vice-chefe de previsão do Met Office.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg