Bolsas da Europa hoje caem pressionadas por tensão com juros do Fed, inflação global e investidor cauteloso
As bolsas europeias hoje operam com viés negativo, seguindo o mau humor em Wall Street e nos mercados globais. Pesam nos índices acionários preocupações com a trajetória de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), rendimentos elevados de títulos soberanos ao redor do mundo e temores sobre a economia europeia.
Leia também
Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha modesta baixa de 0,87%, a 507,05 pontos. Entre os destaques, ações dos setores de tecnologia e saúde pressionam os índices.
Analista do Swissquote Ipek Ozkardeskaya avalia que o sentimento de risco está frágil no começo desta semana após o relatório dos EUA sobre folha de pagamento de setores não-agrícolas do país (payroll) dos EUA afastar expectativas de cortes de juros pelo Fed. Na visão dela, o início da temporada de balanços e dados de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) dos EUA estarão em foco nesta semana, conforme investidores analisam se há persistência dos preços elevados.
Publicidade
Para o ING, uma inflação “teimosa” pode levar os já cautelosos dirigentes do banco central americano a optarem por uma pausa no ciclo de relaxamento monetário por tempo prolongado.
Nos mercados europeus, investidores ainda devem acompanhar a divulgação dos CPIs do Reino Unido, da Alemanha e da zona do euro ao longo da semana, além da publicação da ata do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira (16).
Nesta segunda-feira (13), o dirigente do BCE Olli Rehn (Finlândia) disse que a redução dos juros locais deve continuar independentemente da trajetória das taxas de juros do Fed. “A direção é clara e a escala e o ritmo de cortes de juros dependerá dos dados”, afirmou Rehn, em entrevista à Bloomberg TV. O economista-chefe do BCE, Philip Lane, defendeu a necessidade de encontrar um “meio termo” entre reduzir juros no bloco e controlar a inflação de serviços.
Desempenho das bolsas europeias: Londres, Paris, Frankfurt e mais
No começo da manhã (de Brasília), entre os principais mercados europeus hoje:
- a bolsa de Londres caía 0,35%;
- a bolsa de Paris cedia 0,88%;
- a bolsa de Frankfurt recuava 0,75%;
- em outros países da Europa, a bolsa de Milão exibia baixa de 1,06% e a de Madri caía 0,45% e Lisboa subia 0,47%.
Fique atento ao longo do dia para mais informações sobre as bolsas europeias hoje.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Raphael Leites