Últimas Notícias

Safra ajusta meta do Ibovespa para 2025; veja por que o cenário é desafiador

O Safra reduziu o preço-alvo do Ibovespa para o fim de 2025 de 165 mil pontos para 141,5 mil pontos. Conforme a instituição, questões externas e internas recentes exigem maior cautela dos investidores.

De acordo com o Safra, os efeitos do aumento do protecionismo prometido pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e a possibilidade de menos espaço para cortes do juro no país justificam em parte a mudança de projeção. Além disso, acrescenta que a alteração leva em consideração incertezas fiscais domésticas, a desancoragem das expectativas de inflação e o ciclo de aperto monetário.

“Os tempos mudaram (e rapidamente). Nos últimos meses de 2024, o cenário já complexo tornou-se ainda mais desafiador, levando a um impacto muito negativo no mercado acionário brasileiro”, afirma.

Publicidade

No exterior, o Safra cita que as medidas de estímulo anunciadas até agora na China parecem ser limitadas; e nos EUA, possível tributação e as pressões inflacionistas poderão impedir futuros cortes nas taxas de juros.

Internamente, completa que a desvalorização do real, “intensificada pelas preocupações fiscais”, aliada à resiliência da atividade, deverá impulsionar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para níveis entre 4,5% e 5,5% em 2025.

Consequentemente, o Safra diz que a taxa de juros projetada pelo mercado poderá ser ainda maior, o que continuaria a exercer pressão negativa sobre o mercado de ações.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Estadão Conteúdo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo