Preços de eletrônicos caem 3,6% em 2024, apesar da alta do dólar
Os preços de eletroeletrônicos no e-commerce brasileiro apresentaram queda de 3,6% em 2024, conforme o Índice de Preços Fipe/Buscapé divulgado nesta terça-feira (21).
A pesquisa mostra que, no último mês, o indicador reverteu pontualmente a tendência de recuos vista ao longo do ano, em movimento compensatório da Black Friday e período de Natal.
A queda em 2024 ocorre apesar do aumento do câmbio, bastante relevante para a formação de preços do setor.
No acumulado do ano passado, o dólar teve valorização de 23,7%, negociado a R$ 6,18.
Sérgio Crispim, pesquisador da Fipe, aponta para a pressão do câmbio deve alterar o quadro, com aumento de preços já na primeira metade deste ano.
“O que observamos no setor, globalmente e no Brasil, é uma queda contínua nos preços, mas a taxa de queda anual do índice tem diminuído significativamente ao longo de 2024 devido à influência do câmbio. Se essa tendência continuar, existe a possibilidade de a variação anual ficar positiva ainda no primeiro semestre de 2025”, explica.
Os grupos de produtos que tiveram as maiores quedas anuais de preços em 2024 foram celulares (-5,4%), eletroportáteis (-4,3%) e setor de vídeo e áudio (-5,1%).
Pix: pagamento de aproximação ganha espaço no comércio físico
Este conteúdo foi originalmente publicado em Preços de eletrônicos caem 3,6% em 2024, apesar da alta do dólar no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: patricksantos