Dólar despenca em janeiro e tem maior queda sobre o real em 20 meses
Após três meses de forte valorização, o dólar voltou a cair em relação ao real em janeiro. Até esta sexta-feira (24), a reserva norte-americana acumulava baixa de 4,84% – a maior desvalorização mensal frente à moeda nacional desde junho de 2023, quando cedeu 5,43%. O levantamento foi feito por Einar Rivero, sócio-fundador da Elos Ayta, considerando o “dólar ptax“, taxa de câmbio calculada pelo Banco Central e referência no Brasil.
Leia também
Na outra ponta, o real subiu 5,09% sobre o dólar ptax no mês. “O movimento positivo do real chama atenção no contexto recente de instabilidade cambial, marcado por pressões econômicas internas e externas. Entre setembro e novembro do ano passado, o real acumulou desvalorizações mensais consecutivas, atingindo o ápice negativo em novembro, com uma queda de 5,71%”, ressalta Rivero.
Segundo o levantamento, nos últimos três anos o mercado cambial brasileiro tem oscilado entre períodos de expressiva valorização e fortes quedas. A maior queda do dólar no período ocorreu em maio de 2022, com o dólar recuando 7,81% sobre o real. Em contrapartida, a maior valorização do período ocorreu em junho de 2022, quando a moeda avançou 10,77%.
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jenne Andrade