Auxílio-doença: quem tem direito em 2025?

O auxílio-doença, também conhecido como benefício por incapacidade temporária, é uma assistência oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para trabalhadores que precisam interromper suas atividades laborais devido a problemas de saúde.
Leia também
Em 2025, o benefício continua sendo um importante suporte monetário para quem se encontra incapaz de exercer suas funções profissionais, garantindo uma renda durante o período de afastamento.
Quem pode solicitar o auxílio-doença?
O benefício é destinado a diversos grupos de segurados do INSS, como empregados formais, trabalhadores autônomos que contribuem regularmente e microempreendedores individuais (MEIs). Para ter direito, é necessário atender a três requisitos principais:
- Comprovação da incapacidade temporária: o trabalhador deve apresentar um laudo médico que comprove a incapacidade para o exercício de suas funções por mais de 15 dias consecutivos;
- Carência mínima: o segurado precisa ter contribuído por, no mínimo, 12 meses ao INSS. No entanto, para doenças graves previstas em lei, como neoplasia maligna, esclerose múltipla, cardiopatia grave, entre outras, a exigência de carência é dispensada;
- Qualidade de segurado: é necessário que o trabalhador esteja contribuindo regularmente ou dentro do chamado “período de graça”, que mantém o direito ao benefício mesmo sem contribuições recentes.
Como solicitar o auxílio-doença?
O pedido do auxílio-doença pode ser realizado pelo aplicativo ou site do Meu INSS. O solicitante precisa ter em mãos, documento de identidade com foto, como RG, CNH ou CTPS.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos