Inteligência artificial chinesa, DeepSeek joga setor de tecnologia de pernas pro ar
A startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek abalou as ações globais de tecnologia na segunda-feira (26), levantando questões sobre o domínio tecnológico dos Estados Unidos.
Durante o fim de semana, cresceu o burburinho sobre o fato de o mais recente modelo de IA da DeepSeek ser econômico e funcionar em chips menos avançados, lançando dúvidas sobre a validade das altas avaliações de firmas como a Nvidia Corp. que liderou o boom global de ações de IA, já que seus chips são vistos como essenciais para a tecnologia. As ações da firma sediada em Santa Clara, Califórnia, caíram 10% nas negociações pré-mercado na segunda-feira (26).
Os futuros do Nasdaq 100 caíram 3,4%, enquanto os contratos do S&P 500 caíram 2% a partir das 5h da manhã em Nova York. Na Europa, as ações de tecnologia lideraram as perdas do mercado, com as ações da fabricante de equipamentos para chips ASML Holding NV caindo 11%. O Índice de Volatilidade Cboe, conhecido como VIX, registrou alta. O Nasdaq 100 e o subíndice de tecnologia Stoxx 600 da Europa, juntos, foram definidos para uma destruição de capitalização de mercado de aproximadamente US$ 1 trilhão, se as perdas se mantiverem.
“O DeepSeek mostra que é possível desenvolver modelos poderosos de IA que custam menos”, disse Vey-Sern Ling, diretor administrativo da Union Bancaire Privee. “Isso pode potencialmente inviabilizar o caso de investimento para toda a cadeia de suprimentos de IA, que é impulsionada por altos gastos de um pequeno punhado de hiperescaladores.”
Cerca de 200.000 contratos futuros do Nasdaq 100 mudaram de mãos às 4h45, horário de Nova York, cerca de quatro vezes mais do que a média de 30 dias para esse horário, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
O modelo de IA da DeepSeek – fundado pelo chefe do fundo quântico Liang Wenfeng – é amplamente visto como competitivo em relação às ofertas mais recentes da OpenAI e da Meta Platforms Inc. Elogiado pelo investidor Marc Andreessen como “um dos avanços mais surpreendentes e impressionantes”, o aplicativo da DeepSeek mostra seu trabalho e raciocínio à medida que responde a uma consulta ou solicitação escrita do usuário. Lançado na semana passada, o produto está agora no topo das classificações da App Store da Apple Inc., com os usuários elogiando sua transparência.
As ações chinesas relacionadas à IA reagiram positivamente, com a Merit Interactive Co., listada no continente, entre as que subiram seus limites diários. A Merit está entre as que têm os vínculos mais claros com a DeepSeek, depois de declarar em um registro anterior que havia incorporado o modelo da firma de IA local ao marketing. Em Hong Kong, o índice Hang Seng Tech subiu até 2% antes dos feriados do Ano Novo Lunar nesta semana.
As negociações de IA caíram em outros lugares, já que os investidores repensaram as suposições sobre a capacidade de computação e energia. A Siemens Energy AG, uma das poucas vencedoras de IA na Europa, caiu 20%.
O produto DeepSeek “é profundamente problemático para a tese de que os gastos significativos de capital e as despesas operacionais em que o Vale do Silício incorreu são a maneira mais adequada de abordar a tendência da IA”, disse Nirgunan Tiruchelvam, diretor de consumo e Internet da Aletheia Capital, com sede em Cingapura. “Isso questiona os enormes recursos que têm sido dedicados à IA.”
A queda nos futuros da Nasdaq ocorre no início de uma grande semana de lucros das principais firmas de tecnologia, incluindo Apple e Microsoft Corp. Espera-se que o crescimento dos lucros tenha desacelerado, enquanto as avaliações permanecem inflacionadas, mais uma vez causando preocupação sobre a grande recuperação impulsionada pela IA no setor.
O Nasdaq 100 está sendo negociado a 27 vezes os lucros futuros estimados, em comparação com sua média de três anos de 24 vezes. A Nvidia está sendo negociada a 33 vezes, embora isso esteja ligeiramente abaixo de sua média de três anos.
O lançamento do DeepSeek levanta novas dúvidas, desafiando a noção de que a tecnologia de IA da China está anos atrás das contrapartes dos EUA. As restrições comerciais de Washington mantiveram os chips mais avançados fora das mãos da China, mas o modelo do DeepSeek foi criado usando tecnologia de código aberto de fácil acesso.
“Embora os líderes atuais, como a Nvidia, tenham uma base forte, isso é um lembrete de que o domínio da IA não pode ser considerado garantido”, disse Charu Chanana, estrategista-chefe de investimentos da Saxo Markets. “O surgimento da DeepSeek da China indica que a concorrência está se intensificando e, embora possa não representar uma ameaça significativa agora, os futuros concorrentes evoluirão mais rapidamente e desafiarão as firmas estabelecidas mais rapidamente. Os lucros desta semana serão um grande teste.”
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg