Últimas Notícias

IA chinesa DeepSeek é grátis e tem código aberto. Como vão ganhar dinheiro?

A chegada da startup chinesa DeepSeek ao mercado de inteligência artificial (IA) está causando ondas no setor de tecnologia, desafiando a hegemonia de gigantes da tecnologia e levantando questões sobre os investimentos massivos na área.

Gabriela Joubert, analista do Inter, explicou em entrevista ao CNN Money que o lançamento de um produto similar aos das big techs, mas com uma fração do custo, está elevando questionamentos sobre a necessidade de investimentos tão robustos no setor.

A proposta da firma é levar um produto igualmente eficiente ao mercado, porém mais acessível. Não obstante, a DeepSeek deixou o código de sua ferramenta aberto ao público.

O diferencial do código aberto

Um ponto crucial destacado por Joubert é a natureza de código aberto da DeepSeek, que permite contribuições globais e pode impulsionar ainda mais a concorrência no setor.

“Isso deixa de ser só algo das firmas das big techs norte-americanas, mas está aberto ali pra quem quiser utilizar o código, aprimorar”, explicou.

Will Castro, estrategista-chefe da Avenue, reforçou o ponto ao CNN Money. “A questão de ser open source é extremamente importante. Diferentemente do ChatGPT ou do Lhama que são modelos fechados, esse é um modelo aberto que pode ser acoplado e inserido com diferentes funcionalidades por outras firmas”, avaliou Castro.

Mas apesar da euforia nesse primeiro momento com a tecnologia gratuita, o estrategista da Avenue reforça que não é pela curiosidade e com um boom pontual de downloads que a firma vai vingar.

Para tal, ela precisaria de fato ser abraçada pelas firmas, e aqui Castro aponta uma dificuldade que é a desconfiança do ocidente nas tecnologias chinesas.

Com código aberto a preço de banana, como firma faz dinheiro?

A ferramenta de IA da DeepSeek custou muito menos ao investidor chinês Liang Wenfeng do que os investimentos bilionários realizados pelas gigantes da tecnologia.

O produto agora é oferecido de graça, e com o código dele aberto fica o questionamento de como a startup o tornaria lucrativo. Em entrevista à estatal chinesa CCTV, Liang pontua que a firma consegue lucros singelos que pagam um pouco além daquilo que foi gasto.

Mas para além disso, Fabro Steibel, diretor-executivo do ITS Rio, apontou ao WW que o principal meio pelo qual a DeepSeek deve angariar fundos daqui pra frente é pela atração de investimentos, uma vez que, com pouco, teria sido capaz de fazer igual – ou até mais – do que as grandes firmas do setor.

“A Nvidia ou a AMD tinham pouquíssimos clientes e o mercado quentíssimo. Isso faz a firma se tornar a mais importante do mundo. Mas, o que acontece quando um time de ‘Série B’ ganha um campeonato? Você fica se perguntando se aquele time de ‘Série A’ merece aqueles bilhões, e o dinheiro das ações é muito honesto, ele vai achar que tem dúvidas e aí ele tira dinheiro [para colocar em outro]”, pontuou Steibel.

Impacto nas ações de tecnologia

O mercado reagiu fortemente à notícia, com as ações da Nvidia, líder em chips para IA, despencando cerca de 17%. Joubert atribui essa queda à reavaliação dos investidores sobre o retorno dos enormes aportes em infraestrutura e data centers para IA.

Mesmo com as restrições impostas pelo governo norte-americano à exportação de tecnologia avançada, a firma chinesa conseguiu desenvolver um produto competitivo. Isso levanta questões sobre a eficiência dos gastos das firmas ocidentais em IA.

“Tudo no mercado monetário tem um preço. Hoje, a gente vê que os valuations das firmas de tecnologia estão bastante esticados”, afirmou a analista, ressaltando que o mercado está questionando se os investimentos atuais em IA realmente valem a pena.

Perspectivas futuras

Joubert prevê que esse movimento da DeepSeek pode levar as firmas de tecnologia a repensarem suas estratégias de investimento e alocação de recursos.

Além disso, a analista aponta para um possível aumento da concorrência global em IA, não apenas da China, mas também de outras firmas menores nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

“A gente poderia ver um aumento da concorrência global, não só na China, mas também outras firmas menores nos Estados Unidos e outras firmas de tecnologia no mundo”, concluiu Joubert, destacando que não se deve subestimar o potencial da China como uma potência tecnológica.

IA, clima e demografia devem gerar 78 mi de novos empregos até 2030

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em IA chinesa DeepSeek é grátis e tem código aberto. Como vão ganhar dinheiro? no site CNN Brasil.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: afonsobenites

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo