Fundo imobiliário da Vinci será liquidado; o que os cotistas devem fazer?
Quem investe no Vinci Instrumentos monetários (VIFI11) tem pouco menos de um mês para tomar uma decisão importante. Acaba no próximo dia 24, o prazo para cotistas manifestarem o desejo de continuar no fundo imobiliário – que terá seus ativos vendidos para outro fundo – ou migrar para uma estrutura que será liquidada um ano após sua criação.
Leia também: Ainda vale a pena investir em fundos imobiliários com taxa Selic em 13,25%?
A decisão será tomada depois que os cotistas aprovaram, em assembleia, a cisão parcial e subsequente liquidação do VIFI11. Os ativos serão divididos entre dois fundos. O primeiro é o VIFI3, que não será negociado na B3 e será liquidado até 12 meses depois de sua criação, devolvendo, assim, capital aos investidores. O segundo é o próprio VIFI11, que seguirá negociado na Bolsa, mas também será liquidado posteriormente.
O Vinci Instrumentos monetários venderá seus ativos para o Vinci Credit Securities (VCRI11), um fundo de recebíveis imobiliários que também pertence à Vinci Partners. O VCRI11 vai pagar os investidores via emissão de novas cotas.
Ou seja, na prática, quem continuar no VIFI11 vai terminar com cotas do VCRI11 na carteira e quem migrar para o VIFI3 receberá o retorno pelo investimento em cerca de 12 meses.
Quem não escolher uma das opções até 24 de fevereiro permanecerá, automaticamente, no VIFI11 para receber cotas do VCRI11. A divisão dos ativos vai depender da proporção de cotistas que optarem por cada modalidade.
O que fazer?
Para a XP, ficar no VIFI11 pode representar “menores incertezas e trazer maior segurança”, segundo relatório assinado por Marx Gonçalves, head de fundos listados da casa.
O especialista lembra que os recursos do VIFI3 deverão ser liquidados em apenas um ano, em um contexto macroeconômico desafiador, o que gera riscos aos acionistas.
Para ele, a fusão com o Vinci Credit Securities “pode ser considerada uma estratégia natural para aumentar a liquidez e o tamanho do veículo”, já que o Vinci Instrumentos monetários (VIFI11) teve seu patrimônio líquido reduzido em 70% desde sua última reestruturação, em 2022 e perdeu liquidez no mercado secundário.
The post Fundo imobiliário da Vinci será liquidado; o que os cotistas devem fazer? appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: leonardogstos