Quem é David Sacks, o czar das criptos de Donald Trump?
Em dezembro de 2024, Donald Trump nomeou o empresário e investidor David Sacks como “czar de Inteligência Artificial e criptomoedas” dos Estados Unidos. No governo Trump, Sacks será responsável por liderar políticas ligadas aos dois temas, assim como a regulação do mercado cripto.
O empresário participou de uma coletiva de imprensa nesta terça (4) no Senado dos EUA, Sacks enfatizou a necessidade de estimular as transações com moedas digitais dentro do mercado americano. Ressaltou também seu “empenho em trabalhar com o Congresso em relação à inovação e a popularização das stablecoins“.
Richard Teng, CEO da Binance, comenta sobre as possíveis repercussões das falas de Sacks na coletiva de imprensa: “O mercado já respondeu de forma otimista às expectativas em torno do evento. Sacks demonstrou que maior clareza regulatória e uma liderança firme neste setor podem gerar confiança e atrair investimentos. O mundo está atento, pois as decisões tomadas pelos EUA terão reflexos significativos nas tendências regulatórias na Europa, Ásia e outras regiões.”
Na coletiva de imprensa no Senado, ao lado de líderes dos comitês relevantes do Congresso, Sacks disse que o governo trabalhará na estrutura para as stablecoins em linha com o esboço existente sobre o tema no Congresso.
Publicidade
As stablecoins são criptomoedas pareadas em algum ativo estável ou cesta de ativos, de modo a controlar a volatilidade. Sacks afirmou que seu objetivo é “garantir o domínio americano em ativos digitais”. A Câmara dos Representantes e o Senado dos EUA estão formando um grupo de trabalho conjunto para promover a legislação sobre moedas digitais. Até o momento, não existe estrutura regulatória abrangente e nacional para stablecoins nos Estados Unidos. Uma das complexidades refere-se ao fato de que, hoje, a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e a Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários americana).
Afinal quem é David Sacks?
David Sacks saiu da África do Sul, onde nasceu em 1977, para os Estados Unidos em 1982. Membro da “máfia do PayPal”, como ficou conhecido o grupo que agrega os fundadores e primeiros investidores da plataforma, ela se tornou um dos nomes mais conhecidos no Vale do Silicio.
Trabalhando ao lado de Elon Musk, Sacks virou o COO (Chief Operating Officer) da Paypal, antes de sua aquisição pelo eBay em 2002. Seguiu sua carreira e construiu sua fortuna ao investir e fundar diversas firmas de tecnologia.
Atualmente é mais conhecido por sua contribuição como investidor em firmas como a Uber, o Facebook, a AirBnB, Reddit, Twitter e Lyft.
Em 2008 Sacks fundou a Yammer, uma rede social com foco em comunicação de firmas. Atualmente também está à frente do All In, um podcast com foco em tecnologia e negócios, que apresenta ao lado de outros empresários como Chamath Palihapitiya, fundador e CEO da Social Capital, Jason Calacanis, investidor e empresário no setor de tecnologia e David Friedberg, CEO e co-fundador da Ohalo Genetics.
Publicidade
*Com informações do Broadcast
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Gabriela Raposo