Últimas Notícias

Dynamo supera Ibovespa, mas vê desafios ao value investing com algoritmos em alta

Dynamo supera Ibovespa, mas vê desafios ao value investing com algoritmos em alta

O Dynamo Cougar, um dos fundos de ações mais respeitados e disputados do Brasil, encerrou janeiro de 2025 com alta de 5,5%, acima do Ibovespa, que avançou 4,9% no mesmo período. Mas, vinda de um ano difícil, a gestora diz ver a estratégia de value investing em um momento delicado.

No acumulado de 12 meses, o Dynamo registrou queda de 3,2%, enquanto o Ibovespa recuou 1,3%. Nos últimos 24 meses, o fundo subiu 9,3%, frente a 11,2% do índice de referência.

Em sua carta mensal, a Dynamo apontou que o mercado de capitais tem passado por transformações estruturais com o avanço das estratégias quantitativas e do trading algorítmico, o que, segundo a casa, pode impactar a relação entre preço e valor e alterar a dinâmica do investimento de longo prazo.

Nos Estados Unidos, algoritmos já respondem por 70% das negociações de ações, percentual que varia em outras regiões: 50% na Europa, 40% na Ásia e 30% na América Latina. No Brasil, a gestora observa indícios de que esse movimento está se intensificando.

A carta destaca que os investidores quantitativos utilizam modelos matemáticos para identificar padrões e operar em alta frequência, sem considerar os fundamentos das firmas. A gestora avalia que esse tipo de estratégia pode ampliar a volatilidade e distorcer a formação de preços.

A Dynamo também cita o impacto do social trading, que ganhou força com a disseminação das redes sociais e a entrada de investidores pessoas físicas no mercado. No Brasil, o número de CPFs na B3 cresceu nos últimos anos, alcançando 5,2 milhões. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) já alertou que, entre os investidores que negociam minicontratos de dólar e índice, 78% e 81% registraram perdas, respectivamente.

“Nossa visão é que a crescente popularidade dos investidores baseados em fatores também pode contribuir para um afastamento dos fundamentos, exigindo mais paciência para a convergência entre preço e valor intrínseco”, destacou a casa.

A gestora aponta que o crescimento dessas práticas pode prolongar períodos de desalinhamento entre preço e valor, exigindo maior paciência por parte dos investidores fundamentalistas.

Perspectivas

A Dynamo reafirma sua estratégia baseada na análise fundamentalista e no investimento de longo prazo, reconhecendo que a dinâmica de mercado tem se alterado. A gestora menciona que tem incorporado novas ferramentas quantitativas ao seu processo de análise, mas sem alterar sua abordagem central.

Na visão da Dynamo, os efeitos do avanço das estratégias sistemáticas devem continuar sendo monitorados, pois podem influenciar a volatilidade e a eficiência do mercado.

Criado em 1993, o Dynamo Cougar acumula valorização de 22.423,8% em dólares até janeiro de 2025, enquanto o Ibovespa avançou 635,9% no mesmo período. O fundo segue fechado para captação.

A Dynamo reabriu o Cougar para novos aportes em 2020, após nove anos fechado, em meio às oscilações do mercado durante a pandemia. Em janeiro de 2022, a gestora captou R$ 450 milhões em menos de dois minutos, em uma tranche dedicada aos cotistas existentes.

The post Dynamo supera Ibovespa, mas vê desafios ao value investing com algoritmos em alta appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Paulo Barros

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo