Após cortar gastos, Volkswagen aposta em elétrico barato para retomar crescimento
A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (5) um plano de cinco anos, que inclui o lançamento de um novo veículo elétrico de baixo custo, na busca por um caminho para o crescimento após um grande acordo de corte de custos.
Diante de um ambiente econômico difícil, altos custos domésticos, demanda titubeante por veículos elétricos e aumento da concorrência de montadoras chinesas de veículos elétricos de baixo custo, a gigante automobilística alemã passou meses negociando maneiras de aumentar sua competitividade com representantes dos trabalhadores no ano passado.
Após uma série de greves, a Volkswagen fechou um acordo com o sindicato para reduzir sua força de trabalho em mais de 35 mil funcionários e cortar bilhões de dólares por ano em custos, evitando o fechamento imediato de fábricas na Alemanha.
Fábrica repaginada
Como parte dos planos para colocar a marca Volkswagen de volta nos trilhos, a firma disse nesta quarta que sua principal fábrica em Wolfsburg vai se tornar um centro importante para a produção de uma nova plataforma de carros compactos totalmente elétricos, com os veículos elétricos de baixo custo como a base do caminho futuro da marca.
A VW disse que produzirá um novo modelo elétrico básico em Wolfsburg, que custará cerca de 20 mil euros (em torno de R$ 120 mil) quando começar a produção em 2027.
Antes disso, a firma afirmou que seu primeiro carro pequeno totalmente elétrico baseado em uma plataforma atualizada chegará às concessionárias no ano que vem e custará menos de 25 mil euros.
“Com a conclusão das negociações em dezembro, colocamos em movimento o maior plano futuro da história da Volkswagen”, disse o executivo-chefe de carros de passageiros da VW, Thomas Schafer, em comunicado. “Um passo importante para isso é tornar a mobilidade elétrica atraente para todos.”
A firma disse que, em Wolfsburg, está criando espaço para tecnologias modernas e introduzindo novos processos de produção para tornar a fábrica seu centro de carros compactos totalmente elétricos, além de desenvolver uma plataforma de próxima geração que também será usada para outras marcas do grupo.
O objetivo é construir o Golf elétrico de próxima geração na nova plataforma, junto com o T-Roc elétrico.
“Agora, será crucial trabalhar consistentemente nos preparativos necessários para o sucesso nos próximos anos”, disse Daniela Cavallo, presidente do Conselho de firma da Volkswagen. “A Volkswagen deve definir o curso a seguir em termos de complexidade, procedimentos de trabalho e efeitos de sinergia.”
A firma disse que estabeleceu uma meta para se tornar a montadora líder tecnológica global em termos de volume até 2030 e, ao mesmo tempo, para fortalecer a competitividade por meio de sinergias de custos e ampliação de seu portfólio de modelos existentes.
O objetivo é lançar nove novos modelos até 2027.
Escreva para Dominic Chopping em dominic.chopping@wsj.com
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: The Wall Street Journal