Canal do Panamá nega informação sobre isenção de taxas a navios dos EUA
![Canal do Panamá nega informação sobre isenção de taxas a navios dos EUA Canal do Panamá nega informação sobre isenção de taxas a navios dos EUA](https://i3.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Canal-do-Panama2.jpg?w=780&resize=780,470)
![Canal do Panamá nega informação sobre isenção de taxas a navios dos EUA Canal do Panamá nega informação sobre isenção de taxas a navios dos EUA](https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Canal-do-Panama2.jpg?fit=300,200&quality=70&strip=all)
A administração do Canal do Panamá negou em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, 6, que tenha ajustado as tarifas de trânsito para embarcações do governo dos Estados Unidos, conforme anunciado pelo Departamento de Estado americano horas antes.
“A Autoridade do Canal do Panamá, que tem competência para fixar pedágios e outras taxas para o trânsito no canal, informa que não fez nenhum ajuste neles”, afirmou a entidade que administra a hidrovia.
A informação foi negada após o Departamento de Estado publicar nas redes sociais que o Panamá havia concordado em não cobrar pedágios de navios, após uma dura campanha de pressão lançada pelo presidente Donald Trump.
Leia mais: Secretário dos EUA chega ao Panamá para tratar sobre canal e imigração
“O governo do Panamá concordou em parar de cobrar taxas adicionais de embarcações do governo dos EUA para transitar pelo Canal do Panamá”, disse a agência na rede social X, acrescentando que a medida representava uma “economia de milhões de dólares por ano” para Washington.
Por sua vez, a Autoridade do Canal do Panamá (ACP), acrescentou a declaração que está “pronta para estabelecer um diálogo com as autoridades relevantes dos Estados Unidos sobre o trânsito de navios de guerra daquele país”.
Desde dezembro, Trump tem ameaçado tomar medidas drásticas contra o Panamá, sem descartar o uso da força para retomar o controle do canal, sob a justificativa de que o país da América Central cobra preços abusivos em navios americanos. O republicano ainda acusa a China de exercer influência sobre a hidrovia, por onde passa 40% do trânsito de contêineres dos Estados Unidos.
O anúncio feito pelo Departamento de Estado americano faz parte de uma leva de promessas sugeridas pelo Secretário de Estado americano, Marco Rubio, que assinalou que o Panamá tinha oferecido concessões durante as conversas que realizou no país centro-americano no último domingo.
Na reunião com o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, Rubio transmitiu a demanda de Trump por “mudanças imediatas” para abordar a “posição atual de influência e controle” da China sobre o canal.
Trump e Rubio citam a operação de dois portos em cada extremidade do canal por uma firma sediada em Hong Kong como uma potencial ameaça à segurança e uma violação de um tratado entre os Estados Unidos e o Panamá que exige que o canal permaneça neutro.
O Panamá, por sua vez, negou veementemente as reiteradas alegações de Trump de que a China tem algum papel na operação do canal. Nas últimas semanas, Mulino afirmou que seu governo começou a auditar as firmas que atuam na hidrovia.
Além disso, após a visita de Rubio, Mulino anunciou no domingo que o Panamá não iria renovar o acordo da chamada Rota da Seda, financiado e patrocinado pela China. (Com agências internacionais).
The post Canal do Panamá nega informação sobre isenção de taxas a navios dos EUA appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: marialuizadourado