CEO do Banco XP acha que “crise é inexistente” e política monetária conterá inflação
![CEO do Banco XP acha que “crise é inexistente” e política monetária conterá inflação CEO do Banco XP acha que “crise é inexistente” e política monetária conterá inflação](https://i2.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Jose-Berenguer-min-e1592240409559.jpg?w=780&resize=780,470)
![CEO do Banco XP acha que “crise é inexistente” e política monetária conterá inflação CEO do Banco XP acha que “crise é inexistente” e política monetária conterá inflação](https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Jose-Berenguer-min-e1592240409559.jpg?fit=300,221&quality=70&strip=all)
Apesar do chocalhão pelo qual passou o mercado ao fim de 2024, o CEO do Banco XP, José Berenguer, vê que a atual política monetária deve conter a inflação. Para ele, o Brasil não passa por uma crise e o cenário atual não relembra casos “anômalos” do passado.
“Eu acho que essa crise é inexistente”, disse em painel do evento Outliers organizado pelo InfoMoney nesta quinta-feira (6). “Ninguém quebrou, nem circuit breaker nós tivemos nos últimos três meses que a gente teve nos últimos três meses, e olha que houve oscilações bastante grandes”, completou.
Parte da sua avaliação vem do início de um novo ciclo político em vistas de 2026 e um cenário inflacionário que tende a ser controlado. “Não tem como o choque monetário que aconteceu não produzir efeitos. E toda discussão, mais uma vez, relacionada ao ano que vem, começa a ganhar momentum na medida que nos aproximamos do fim deste ano.”
O CEO da B3, Gilson Finkelsztain, que dividiu palco com Berenguer no painel, diz ter uma visão menos otimista. Para ele, a falta de confiança e credibilidade no Brasil têm gerado o mau humor do mercado. “Estamos muito distantes da eleição e isso faz com que a gente tenha um ano de 2025 mais complexo, mais difícil”, avaliou.
Finkelsztain ainda vê as eleições de 2026 muito distantes e alocações estão travadas por falta de clareza sobre a agenda do próximo ciclo político.
“O que mais me preocupa ainda para os próximos 12 meses é que o Brasil está perdendo relevância dentro dos índices de emergentes”, disse Finkelsztain. “Então, eu acho isso bem preocupante. Já tivemos 17% em peso nos índices de mercados emergentes, e estamos em 4% com viés de baixa.”
The post CEO do Banco XP acha que “crise é inexistente” e política monetária conterá inflação appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: iurisantos