Últimas Notícias

Título de renda fixa dispara, rende o triplo da Selic e lidera em janeiro; veja qual

Título de renda fixa dispara, rende o triplo da Selic e lidera em janeiro; veja qual

Os títulos prefixados com vencimento acima de um ano apresentaram a melhor performance entre os papéis de renda fixa no mês de janeiro, segundo os dados divulgados na quarta-feira (5) pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados monetário e de Capitais (Anbima).

O índice IRF-M 1+, que acompanha esses títulos, subiu 3,41% no mês, revertendo as perdas de 1,81% acumuladas em 2024. O desempenho em janeiro foi o equivalente a 3,55 vezes o rendimento da taxa Selic no período, que foi de 0,96%.

A recuperação dos prefixados longos foi impulsionada por mudanças nas expectativas do mercado em relação à política econômica do governo norte-americano e seus efeitos sobre juros globais e câmbio, segundo Marcelo Cidade, economista da Anbima.

A carteira de prefixados mais curtos, medida pelo IRF-M 1, que reflete papéis com vencimento de até um ano, também avançou, mas em ritmo mais modesto, registrando alta de 1,28% no mês.

Títulos de inflação

A decisão do Copom de elevar a Selic em um ponto percentual teve impacto positivo sobre os títulos públicos atrelados à inflação. O IMA-B 5, que acompanha NTN-Bs de até cinco anos, registrou alta de 1,88% no mês, com um avanço expressivo de 1,5% no dia seguinte à reunião do Copom, em 30 de janeiro.

Já a carteira de títulos de longo prazo, medida pelo IMA-B 5+, que reflete NTN-Bs (Tesouro IPCA+) com vencimentos acima de cinco anos, teve um desempenho mais modesto, subindo 0,43% no mês.

Enquanto isso, os títulos pós-fixados, que foram o destaque de 2024, mantiveram uma rentabilidade mais estável. O IMA-S, que acompanha as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), registrou alta de 1,10% em janeiro, próximo ao seu desempenho médio do ano passado.

No agregado, o IMA, índice que reflete todos os títulos públicos marcados a mercado, registrou rentabilidade de 1,40% no mês.

Crédito privado também registra alta

No segmento de títulos privados, os índices de debêntures também fecharam janeiro com ganhos. O IDA (Índice de Debêntures Anbima) teve valorização de 1,56% no mês.

O destaque foi para o IDA IPCA ex-Infraestrutura, que reúne debêntures sem isenção fiscal, com alta de 1,84%. Já as debêntures incentivadas, refletidas no IDA IPCA Infraestrutura, avançaram 1,51%.

Entre os papéis atrelados à taxa DI, o IDA-DI registrou rentabilidade de 1,58% no mês, reforçando a busca dos investidores por opções de renda fixa atreladas aos juros de curto prazo.

The post Título de renda fixa dispara, rende o triplo da Selic e lidera em janeiro; veja qual appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Paulo Barros

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo