BNDES e RS firmam acordo para fortalecer estado contra extremos climáticos
![BNDES e RS firmam acordo para fortalecer estado contra extremos climáticos BNDES e RS firmam acordo para fortalecer estado contra extremos climáticos](https://i3.wp.com/www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2024/04/Captura-de-tela-2024-04-03-225959.png?w=780&resize=780,470)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Rio Grande do Sul assinaram, nesta sexta-feira (7), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para estruturar um plano estratégico de resiliência climática de médio e longo prazo.
O objetivo é fortalecer o estado contra eventos climáticos extremos, como as enchentes que causaram danos significativos na região.
O acordo foi firmado na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente do banco, Aloizio Mercadante, do governador Eduardo Leite (PSDB) e do diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa.
Dentro do ACT, o BNDES será responsável por planejar o projeto RioS (Resiliência, Inovação e Obras para o Futuro do Rio Grande do Sul), que busca criar uma estratégia estadual de adaptação climática e gestão de risco, com prioridade para a região hidrográfica do Rio Guaíba.
O plano prevê a realização de estudos técnicos para a implementação de medidas preventivas.
Além disso, foi assinado um termo aditivo a um contrato já existente para desenvolver o anteprojeto do Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Cegird) e do Centro Estadual de Logística Humanitária, que terão papel fundamental na resposta rápida a emergências.
O termo também prevê ações de habitação social para apoiar famílias afetadas por tragédias climáticas.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou o esforço da equipe do banco e a importância da cooperação entre os diferentes níveis de governo.
“O trabalho e o empenho dos servidores desta casa foram extraordinários. A motivação, a humanidade e a solidariedade mobilizaram o Brasil inteiro, e nós tínhamos uma responsabilidade enorme. Seguindo a orientação do presidente Lula, atuamos com empenho, prioridade, solidariedade e uma relação republicana”, afirmou.
Mercadante também reforçou que a união entre os governos federal, estadual e municipal é essencial para garantir resultados efetivos.
“É muito importante quando a relação republicana não está contaminada por aqueles que ainda são prisioneiros da polarização e das ideologias. Se não trabalharmos juntos em uma situação como essa, como esse país vai se recuperar, crescer e se desenvolver? Prefeitos, governo do estado e governo federal precisam atuar em parceria, porque assim conseguimos fazer muito mais. Essa é a orientação e o compromisso do presidente Lula”, completou.
Já o governador Eduardo Leite destacou os benefícios dessa parceria para o estado.
“Essa parceria com o BNDES, com a capacidade técnica e a qualidade de seus servidores, sem dúvida vai nos deixar muito mais fortes e resilientes. Não tenho dúvida de que isso nos entregará projetos de alta qualidade, na brevidade possível, garantindo que o Governo do Sul tenha total preparo e resiliência em relação a futuros eventos climáticos”, afirmou.
Segundo o BNDES, em 2024 o banco destinou R$ 25,7 bilhões para a recuperação econômica e social do Rio Grande do Sul, fortemente impactado pelas enchentes.
Serasa: brasileiros demoram a fazer plano monetário de aposentadoria
Este conteúdo foi originalmente publicado em BNDES e RS firmam acordo para fortalecer estado contra extremos climáticos no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: gabrielbosa