Supersafra exigirá mais investimentos em armazenagem, diz Mercadante
![Supersafra exigirá mais investimentos em armazenagem, diz Mercadante Supersafra exigirá mais investimentos em armazenagem, diz Mercadante](https://i3.wp.com/www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/Reuters_Direct_Media/BrazilOnlineReportAgribusinessNews/tagreuters.com2024binary_LYNXMPEK8N0SR-FILEDIMAGE.jpg?w=780&resize=780,470)
A influência do câmbio sobre os preços dos alimentos foi lembrada pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, ao comentar a expectativa de uma supersafra neste ano.
Ele ressaltou que, caso o real se desvalorize, produtos como café e suco de laranja — setores nos quais o Brasil é líder global — podem encarecer rapidamente, uma vez que seus preços são indexados à Bolsa Internacional de Commodities.
“Além disso, precisamos fortalecer a agricultura familiar e incentivar a produção voltada ao mercado interno, bem como investir em armazenagem para garantir maior estabilidade de preços diante das adversidades climáticas”, explicou Mercadante.
Ainda sobre a expectativa de uma supersafra, Mercadante disse que, além de ampliar a oferta de alimentos, a alta produção exigirá investimentos estratégicos na capacidade de armazenamento de grãos.
“A preocupação com a segurança alimentar e a volatilidade dos preços é uma questão global. O Brasil, nesse contexto, se posiciona mais como solução do que como problema. Diversos países buscam entender nosso modelo de produção e abastecimento. A oferta é um fator determinante para a estabilização dos preços. Estamos caminhando para uma supersafra, especialmente de grãos, e o grande desafio agora é a armazenagem”, afirmou Mercadante.
Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (7), no Rio de Janeiro, durante a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o governo do Rio Grande do Sul, Mercadante também mencionou as tensões geopolíticas e a possibilidade de acordos comerciais entre China e Estados Unidos, que podem impactar as exportações brasileiras.
Também presente no evento, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também abordou os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola do estado, alertando para a estiagem em um momento crítico para a safra de grãos.
“Após um período de chuvas intensas, que exigiu esforços de reconstrução, enfrentamos agora dificuldades devido à estiagem em uma fase decisiva para a produção de grãos”, destacou Leite.
Ele ressaltou que os desafios climáticos afetam não apenas a produção agrícola, mas também a economia do estado e os preços dos alimentos. Diante desse cenário, defendeu a implementação de políticas públicas que garantam a segurança no abastecimento, como um programa robusto de irrigação.
“Essas adversidades impactam diretamente a economia do estado e a segurança alimentar dos brasileiros. Portanto, iniciativas que garantam o abastecimento e incentivem a produção, como investimentos em infraestrutura hídrica e irrigação, são fundamentais”, concluiu o governador.
Serasa: brasileiros demoram a fazer plano monetário de aposentadoria
Este conteúdo foi originalmente publicado em Supersafra exigirá mais investimentos em armazenagem, diz Mercadante no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: joaonakamura