Últimas Notícias

PIS/Pasep 2025: pagamento começa na próxima semana; veja quem recebe primeiro

O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2025 começa na próxima segunda-feira (17). Os primeiros trabalhadores a receber o dinheiro serão os nascidos em janeiro. O benefício é destinado a profissionais inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e no Programa de Integração Social (PIS).

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em fevereiro o abono será pago a 1.845.317 trabalhadores de firmas privadas com direito ao PIS, por meio da Caixa Econômica Federal, e a 163.810 servidores públicos com direito ao Pasep, pelo Banco do Brasil.

Depois dos trabalhadores nascidos em janeiro, os próximos que terão acesso ao PIS/Pasep serão os nascidos em fevereiro, que receberão os valores em 17 de março. Os profissionais que fazem aniversário em novembro e dezembro serão os últimos a ganhar o dinheiro, a partir de 15 de agosto. Confira o calendário completo abaixo:

Publicidade

Desde o dia 5 de fevereiro, os trabalhadores já podem consultar se têm direito a receber o PIS/Pasep 2025. A informação está disponível na Carteira de Trabalho Digital, na Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158) – com ligação gratuita das 7h às 22h, de segunda a sábado, exceto em feriados nacionais – e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.

De acordo com o MTE, para consultar dados do abono salarial no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador deve atualizar a plataforma, acessar a aba “Benefícios”, selecionar “Abono Salarial” e clicar em “Pagamentos” para verificar o valor, a data e o banco de recebimento.

Qual é o valor do PIS/Pasep em 2025?

Para calcular o valor do abono, o trabalhador deve multiplicar o número de meses trabalhados no ano de referência (2023) por 1/12 do valor do salário mínimo vigente no ano de pagamento. Vale destacar que esse intervalo entre o ano de pagamento e o de referência ocorre em função de um atraso no calendário do abono salarial ocasionado pela pandemia.

Em 2025, por exemplo, o valor mínimo a ser pago é de R$ 126,5 (um mês trabalhado). Já o máximo corresponde a R$ 1.518 (12 meses trabalhados).

Publicidade

Quem tem direito ao abono salarial?

O abono salarial em 2025 abrange profissionais da iniciativa privada e servidores públicos que trabalharam formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano de referência (2023), com uma remuneração de até dois salários mínimos.

Para ter acesso ao valor, é necessário cumprir outros requisitos ainda. O trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, deve ter tido seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) até o dia 15 de maio de 2024  ou no eSocial até o dia 19 de agosto de 2024. Caso as informações tenham sido enviadas após essas datas, o benefício será pago no próximo exercício.

Como funciona o pagamento do PIS/Pasep 2025?

Para os profissionais que recebem o PIS, o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal, prioritariamente, por crédito em conta corrente, poupança ou conta digital, caso o trabalhador possua uma dessas opções. O acesso à conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa ocorre via aplicativo Caixa Tem. O saque também poderá ser realizado em canais como agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e outros meios de pagamento disponíveis pela instituição.

Já os trabalhadores inscritos no Pasep recebem o pagamento pelo Banco do Brasil por crédito em conta bancária, Pix, transferência via Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou, ainda, de forma presencial nas agências de atendimento.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Redação E-Investidor

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo