Últimas Notícias

Mais de 39 remédios serão oferecidos gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular; veja lista

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança no Programa Farmácia Popular: a partir de agora, todos os 41 itens disponibilizados pelo programa passam a ser entregues gratuitamente à população.

Conforme a Agência Gov, o comunicado foi feito na última quinta-feira (13) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.

A iniciativa deve beneficiar diretamente mais de um milhão de pessoas por ano, especialmente idosos, que antes precisavam arcar com uma parte dos custos de alguns insumos. Agora, esses pacientes terão acesso integral e sem custos a itens essenciais, incluindo fraldas geriátricas e medicamentos como a dapagliflozina, utilizada no tratamento da diabetes em pacientes com doenças cardiovasculares. Confira aqui a lista completa de medicamentos gratuitos oferecidos pelo programa.

Publicidade

Com essa ampliação, o Farmácia Popular alcança um novo patamar de inclusão e acessibilidade. De acordo com a ministra Nísia Trindade, a medida reforça o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) em garantir atenção integral aos cidadãos.

“Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, destacou a ministra.

Desde 2022, o número de pessoas atendidas pelo programa cresceu em quase 20%, passando de 20,7 milhões para 24,7 milhões de beneficiários em 2024.

Além da gratuidade total, o Ministério da Saúde também anunciou a ampliação da rede de farmácias credenciadas ao programa. Uma nova fase de credenciamento permitirá que farmácias privadas situadas em cidades ainda não contempladas possam aderir ao Farmácia Popular, aumentando a capilaridade do atendimento.

Publicidade

Atualmente, o Programa Farmácia Popular já está presente em 4.812 cidades brasileiras, cobrindo 86% dos municípios e garantindo acesso a medicamentos para 97% da população por meio de uma rede de mais de 31 mil farmácias credenciadas.

Colaborou: Gabrielly Bento.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Jéssica Anjos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo