Últimas Notícias

Queda na aprovação de Lula pode levar a medidas expansionistas, diz Srour

A recente pesquisa Datafolha, que revelou uma queda acentuada na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), surpreendeu o mercado monetário e pode ter implicações significativas para a política econômica do país, segundo a colunista do CNN Money Solange Srour.

Com apenas 24% de aprovação, o menor índice em seus três mandatos, Lula enfrenta um cenário desafiador.

O resultado refletiu imediatamente nos principais indicadores do mercado monetário brasileiro, com a intensificação da queda do dólar e arrancada do Ibovespa.

Srour destaca que a rapidez e a abrangência da queda, atingindo até mesmo áreas tradicionalmente favoráveis ao presidente, como o Nordeste e a população de baixa renda, indicam que fatores além da inflação podem estar influenciando a opinião pública.

A economista alerta para possíveis reações do governo visando recuperar popularidade, que podem incluir medidas expansionistas de curto prazo. Tais ações, embora possam ter apelo popular, têm o potencial de comprometer ainda mais a credibilidade fiscal do país.

“Acho que isso vai trazer uma discussão, não só, obviamente, sobre 2026, porque essa discussão já está acontecendo de uma forma muito antecedente, mas também qual será a reação do governo”, pondera Srour.

O papel do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como possível “guardião das contas públicas” é questionado, dada a pressão política por medidas populares e a proximidade das eleições de 2026, que também afetará as decisões do Congresso.

O mercado monetário, por sua vez, tende a reagir positivamente a sinais de maior controle fiscal e previsibilidade econômica.

No entanto, Srour adverte que é prematuro prever mudanças significativas na política econômica ou no cenário eleitoral de 2026.

“A gente vai ter que se acostumar com o mercado muito volátil, mas sempre querendo tatear quando vai ser essa mudança de política econômica que no mundo, no fundo, é basicamente uma mudança de política fiscal”, explica a economista.

Srour conclui alertando que a volatilidade do mercado, influenciada por pesquisas de popularidade e incertezas políticas, deve persistir até as próximas eleições presidenciais, mantendo o cenário econômico em constante observação pelos investidores e analistas.

Reforma tributária cria “nanoempreendedor”; entenda nova categoria

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Queda na aprovação de Lula pode levar a medidas expansionistas, diz Srour no site CNN Brasil.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: afonsobenites

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo