IPTU 2025 em Curitiba: veja como pagar o imposto
Os cidadãos de Curitiba devem se organizar para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2025.
Esse tributo municipal, cobrado anualmente dos proprietários de imóveis localizados em áreas urbanas, começará a ser recolhido em 20 de março. O pagamento poderá ser realizado de forma parcelada, com vencimentos programados até o dia 20 de dezembro.
Conforme o portal oficial da prefeitura do estado, o vencimento para pagamento à vista ou da primeira parcela está marcado para 20 de março. Quem optar pelo pagamento em cota única terá um desconto de 10% no valor total do imposto. Para aqueles que preferirem parcelar, o IPTU pode ser dividido em até dez vezes sem juros, com parcelas mensais vencendo todo dia 20, de março a dezembro.
Como pagar o imposto?
Os boletos do IPTU 2025 já estão sendo entregues pelos Correios e incluem tanto a opção de pagamento à vista quanto a primeira parcela do tributo. No entanto, as demais parcelas devem ser geradas diretamente pelo contribuinte por meio dos canais digitais da Prefeitura de Curitiba, como o site oficial, o aplicativo “Curitiba App” ou a página da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Publicidade
O pagamento deve ser realizado por meio da guia do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que pode ser acessada e emitida on-line. Os contribuintes podem acessar o boleto diretamente pela internet, facilitando a regularização sem a necessidade de deslocamento.
Além do site da Prefeitura, o aplicativo Curitiba App também permite a emissão dos boletos e está disponível para dispositivos Android, na Google Play, e iOS, na Apple Store.
Formas de pagamento
- Cota única: Pagamento integral do imposto com possibilidade de desconto.
- Parcelado: Opção de dividir o valor em até 10 vezes, com vencimentos mensais.
- Débito automático: O contribuinte pode cadastrar sua conta bancária para pagamento automático, evitando atrasos.
- Bancos e lotéricas: O pagamento pode ser feito em agências bancárias conveniadas, casas lotéricas e aplicativos bancários.
Para aqueles que não têm acesso à internet, as guias do IPTU podem ser emitidas presencialmente nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, localizados nas Ruas da Cidadania, ou na sede da Prefeitura.
Colaborou: Gabrielly Bento.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos