IR 2025: INSS disponibiliza informe de rendimentos; veja como acessar

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem resgatar o informe de rendimentos de 2024, para declarar o Imposto de Renda de 2025.
Os dados estão disponíveis no site e aplicativo do INSS. O período para a declaração do Imposto de Renda de 2025, referente ao ano de 2024, terá início em 15 de março e seguirá até 1º de maio.
“A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas. Para 2025, as alíquotas permanecem as mesmas do ano anterior, mas há expectativas de mudança no próximo ano. O governo federal anunciou a isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil”, afirma o INSS em nota.
A Isenção, no entanto, ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional, portanto não há expectativa da medida entrar em vigor até o momento.
O INSS ainda pede que, seguindo recomendações da Receita Federal, os contribuintes não deixem a declaração para a última hora, pois isso pode gerar multas e complicações.
“Os atrasos na entrega da declaração podem resultar em penalidades, com multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, começando em R$ 165,74. Além disso, se o contribuinte tiver direito à restituição, o valor da multa será deduzido do montante a ser restituído. Portanto, é essencial a entrega dentro do prazo estipulado para evitar mais despesa e consequências”, disse.
Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram
Este conteúdo foi originalmente publicado em IR 2025: INSS disponibiliza informe de rendimentos; veja como acessar no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: vanessaloiola