Últimas Notícias

Mudança dos EUA sobre proteção da Europa valoriza empresas de armas

Uma nova realidade na Europa — a de que seus aliados de longa data e garantidores de segurança, os Estados Unidos, podem não vir em seu socorro em uma guerra futura — preparou o terreno para um aumento mais rápido dos gastos militares no continente.

E, na expectativa de maiores receitas para as firmas de defesa europeias, os investidores investiram em suas ações, fazendo com que um índice importante atingisse um recorde histórico nesta semana.

Os EUA mantiveram conversações com a Rússia nesta semana para explorar o fim da guerra na Ucrânia, três anos depois que Moscou lançou a invasão em grande escala de seu vizinho. Nem Kiev, nem seus aliados europeus, foram convidados a participar.

“Estou na área de defesa há muito tempo e nunca vi nada parecido com isso”, disse Trevor Taylor, diretor do Royal United Services Institute (RUSI), um think tank com sede em Londres, sobre as rachaduras na aliança transatlântica.

A marginalização da União Europeia e do Reino Unido — que canalizaram mais de US$ 160 bilhões em ajuda e equipamentos militares para a Ucrânia desde fevereiro de 2022 — alimentou o temor de que a região não possa mais contar com os EUA para garantir sua segurança.

Esse é um papel que Washington desempenha há décadas, posicionando tropas e armas nucleares em solo europeu para ajudar a deter agressores, observou Taylor.

Na semana passada, o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, deixou claro que o apoio de seu país à paz na Europa agora tem condições prévias.

“Os Estados Unidos não tolerarão mais um relacionamento desequilibrado que incentive a dependência”, disse Hegseth a uma coalizão de mais de 50 países que coordenam a entrega de equipamentos militares à Ucrânia, durante uma visita a Bruxelas.

“Em vez disso, nosso relacionamento priorizará a capacitação da Europa para assumir a responsabilidade por sua própria segurança”.

Diante da frieza de Washington, os líderes europeus organizaram às pressas uma cúpula em Paris na segunda-feira (17) para discutir a Ucrânia e a segurança do continente, incluindo a disposição dos países europeus de aumentar os gastos com defesa.

A Europa sempre desejará o apoio americano para sua segurança, disse Taylor da RUSI, mas “a disposição de aumentar (sua) dependência dos Estados Unidos desapareceu”.

“Há um reconhecimento de que os europeus devem (…) fazer o máximo possível por si mesmos”, acrescentou ele.

Ações de defesa sobem

A nova vulnerabilidade da Europa tem sido uma bênção para suas firmas de defesa.

O índice STOXX Europe Total Market Aerospace & Defense subiu para um recorde histórico na terça-feira (18), caindo ligeiramente desde então. Até o momento, neste ano, o índice — que acompanha as principais firmas aeroespaciais e de defesa da Europa — teve um ganho de 14%.

E, em comparação com seu valor antes de a Rússia invadir a Ucrânia em 2022, ele subiu 127%.

As ações da Rheinmetall da Alemanha subiram 9% até agora nesta semana, enquanto a Thales da França e a Leonardo da Itália saltaram quase 10% e mais de 11%, respectivamente.

As ações de defesa da Europa têm “muito espaço” para subir ainda mais, de acordo com Ross Mayfield, estrategista de investimentos da Baird, uma firma de gestão de patrimônio.

Mesmo sem a surpreendente desdém de Washington em relação a Bruxelas e Kiev nesta semana, as firmas de defesa europeias teriam se beneficiado da “mudança lenta e constante na forma como o mundo opera”, argumentou Mayfield.

O enfraquecimento dos laços econômicos entre alguns países e um “mundo mais multipolar” em comparação com as décadas anteriores intensificaram a necessidade de as nações investirem mais em sua segurança, disse ele.

Entenda como novo avião da Airbus pode transformar mapa aéreo do mundo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mudança dos EUA sobre proteção da Europa valoriza firmas de armas no site CNN Brasil.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: marienramos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo