9 alimentos que ficarão mais baratos com esta isenção de imposto
Com o objetivo de conter a alta dos preços e aliviar o custo de vida, o governo federal anunciou, na última quinta-feira (6), a isenção do imposto de importação sobre nove alimentos considerados essenciais. A decisão busca reduzir o valor final desses itens para os consumidores brasileiros.
Entre os alimentos que terão a alíquota zerada estão
- Azeite
- Milho
- Óleo de Girassol
- Sardinha
- Biscoitos
- Massas
- Café
- Carnes
- Açúcar
Atualmente, as tarifas sobre esses produtos variam de 7,2% a 32%, dependendo do item. Além disso, o governo ampliará a cota de importação de óleo de palma de 65 mil para 150 mil toneladas.
A medida entrará em vigor assim que for aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), o órgão responsável por definir as políticas tarifárias do país.
Incentivo à produção nacional
Outra ação anunciada é a priorização dos alimentos básicos no próximo Plano Safra, que concede crédito com juros reduzidos a agricultores. A iniciativa visa ampliar a produção destinada ao mercado interno, especialmente de óleos vegetais como o de canola e o de girassol, culturas típicas do período de inverno.
Conforme a Agência Brasil, o governo também revelou a intenção de recompor os estoques reguladores de alimentos, geridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A reposição desses estoques ocorre após anos de redução, e a Conab já solicitou R$ 737 milhões para reforçar a reserva de produtos alimentícios.
Publicidade
Com essas ações, a administração federal pretende mitigar os efeitos da inflação e garantir maior oferta de alimentos essenciais para a população, especialmente em um cenário de alta sobre os preços alimentares.
Colaborou: Gabrielly Bento.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos