5 dicas de ouro para conseguir guardar dinheiro todo mês
Guardar dinheiro pode parecer uma missão impossível diante das contas fixas e dos imprevistos do dia a dia. Mas com algumas estratégias simples e disciplina, é possível economizar mensalmente — mesmo que o valor reservado seja pequeno.
Confira a seguir, cinco dicas de ouro para ajudar você a ter constância e alcançar sua estabilidade financeira, conforme o site do PagBank:
1. Economize uma porcentagem fixa do seu salário
A recomendação mais comum entre especialistas é guardar pelo menos 10% da renda mensal. Se você recebe R$ 2.000, por exemplo, o ideal seria reservar R$ 200 já no início do mês. Automatizar essa transferência para uma conta separada, no mesmo dia em que o salário cai, evita que o dinheiro seja gasto sem planejamento.
2. Priorize compras à vista
Evite parcelamentos longos que comprometam seu orçamento por meses. Comprar à vista ajuda a fugir dos juros e ainda oferece margem para negociação de descontos. Para isso, calcule o valor da compra e faça um planejamento para guardar uma quantia mensal até alcançar o total.
3. Negocie os juros das dívidas
Se parte da sua renda já está comprometida com dívidas, negociar os juros pode aliviar o orçamento. Converse com a instituição financeira e veja a possibilidade de renegociar as parcelas ou trocar dívidas caras por outras com taxas menores, como trocar o rotativo do cartão por um empréstimo pessoal com juros reduzidos.
4. Evite deixar o dinheiro parado na conta-corrente
Dinheiro parado na conta-corrente não rende. O ideal é direcionar as economias para aplicações que ofereçam retorno, mesmo que sejam de baixo risco. Algumas instituições financeiras, disponibilizam ferramentas práticas para quem quer poupar com regularidade, como:
- Poupar Automático: você escolhe um percentual fixo da conta para ser transferido automaticamente para uma aplicação com rendimento diário superior ao da poupança;
- Cofrinho: permite separar valores por objetivos e acompanhar o progresso com rendimento atrativo;
- Conta Rendeira: após 30 dias, o saldo da conta começa a render 100% do CDI automaticamente.
5. Aumente o valor guardado sempre que possível
Comece a guardar dinheiro com o valor que for possível, mas sempre que tiver um aumento de renda ou reduzir despesas, tente elevar o valor reservado mensalmente. A constância é mais importante do que o valor em si. Com o tempo, os resultados se tornam significativos.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos