Últimas Notícias

6 sinais que indicam que sua aposentadoria será mais tranquila que a de muita gente

Está planejando sua aposentadoria? Para isso, é hora de ter um olhar realista para suas finanças. 61% das pessoas têm dificuldade em calcular quanto tempo suas economias irão durar, de acordo com a Sociedade Americana de Profissionais de Pensões e Atuários (ASPPA).

Para que a aposentadoria seja sinônimo de descanso, é preciso um planejamento monetário. Muitas pessoas já estão mais preparadas do que imaginam. Veja o que dizem os especialistas, ouvidos pelo portal Go Banking Rates.

1. Você tem mais de uma fonte de renda

Para Stephen Kates, planejador e analista monetário: “A renda que você pode gerar com seus ativos é mais importante do que quanto você economizou. Um exercício fundamental antes da aposentadoria é entender de onde virá e para onde irá seu dinheiro.” Se, na aposentadoria, você não irá depender somente do benefício social, mas da diversidade de renda que acumulou, esse é um bom sinal.

2. Você tem uma poupança generosa

Economizar é muito importante. Os especialistas monetários recomendam economizar de 10 a 12 vezes sua renda anual antes de se aposentar. Isso te garante uma reserva de emergência substancial para os anos sem trabalho que vem por aí.

3. Você já planejou seu orçamento

Para se aposentar, você precisa de um orçamento claro e realista, que abrange todos os custos essenciais – como saúde e moradia – e também despesas com lazer.

4. Você não tem dívidas

Se está chegando perto de você se aposentar, e não tem nenhum empréstimo, esse é um ótimo sinal. As dívidas para quitar, principalmente na aposentadoria, sugam as economias e colocam muitos idosos no vermelho.

5. Você tem uma reserva de emergência

Entrou uma vida adulta? Faça uma reserva de emergência. Isso vale para todas as fases da vida. Os especialistas recomendam ter guardado valor suficiente para cobrir de 3 a 6 meses de despesas essenciais.

6. A inflação não te preocupa tanto

Stephen Kates recomenda planejar sua renda da aposentadoria ao longo dos anos, assim combatendo a inflação. Invista em ativos, como ações e imóveis.

Colaborou: Vitória Prates

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Jéssica Anjos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo