A bola de cristal da B3 (B3SA3) para prever os anseios do investidor no mercado de derivativos
A B3 (B3SA3) colocou em uso um programa de Inteligência Artificial (IA) para prever os desejos dos investidores para a criação de novos produtos no mercado de derivativos, disse Thiago Suzano, diretor de Engenharia de Software e Dados da B3, em entrevista ao E-Investidor.
Segundo o executivo, a companhia recebia muitas ligações de investidores solicitando a criação de um determinado produto no mercado de derivativos, como uma opção para Ibovespa. Após a ligação, a firma gerava o produto e conseguia ganhos com negociação do ativo.
O executivo explica que a B3 está utilizando agora inteligência artificial para prever quais serão os próximos pedidos. Com o programa, a companhia conseguiu reduzir mês a mês as ligações que eram feitas pelos investidores. Nos primeiros 30 dias, as ligações recuaram 10%, no segundo mês houve uma queda de 30% e no terceiro uma baixa de 50%. “Em 3 ou 4 meses, um cliente nunca mais vai precisar me ligar para solicitar uma nova série de opções no mercado de derivativos”, diz Suzano.
Publicidade
Questionado pelo E-Investidor sobre os ganhos com essa operação, o executivo disse que eles são intangíveis e que ainda não tem um número preciso. “Provavelmente, uma série de opções que criei teria sido solicitada por alguém. No entanto, eu demoraria para entregar. Portanto, eu ganhei dois dias de negociação, que não teria se não tivesse a inteligência artificial”, afirmou Suzano ao E-Investidor.
Uso de IA tem gerado redução de custos para B3?
O diretor de Engenharia de Software e Dados da B3 afirmou que em termos de receita a IA oferece vantagens para a firma em outras áreas. A companhia vem conseguido obter ganhos monetários com a hora trabalhada devido à aplicação da IA no dia a dia do funcionário.
Segundo ele, a firma economizou R$ 6 milhões em 2024 com os seus funcionários utilizando a IA. A aplicação serve para análise de documentos, edição ou revisão de textos, por exemplo. “É tudo aquilo que posso acelerar com qualidade para ter ganhos de produtividade na hora trabalhada do colaborador”, explicou Suzano, da B3 (B3SA3).
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bruno Andrade